Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo já estaria distribuindo dev kits do NX

Nintendo já estaria distribuindo dev kits do NX

Rumores indicam que o Nintendo NX pode vir a ser um híbrido console de mesa/portátil, e seu hardware seria mais poderoso que o do PS4 ou do Xbox One

8 anos e meio atrás

mario

A gente sabe que ao menos na última geração a Nintendo comeu poeira. A gente reconhece que o Wii era bem mais fraco que o PS3 e o Xbox 360, mas foi o fator inovação que permitiu ao console liderar o mercado por um bom tempo. O mesmo não aconteceu com o Wii U e pior, a evolução dos dispositivos móveis acabou por afetar o mercado de portáteis: o 3DS ainda lidera, mas é fato que ele até agora vendeu bem menos que seus antecessores.

Só que ao que tudo indica a Nintendo pretende matar dois coelhos com uma só caixa d’água: segundo informações de castidores o dev kit já está circulando nas mãos de alguns sortudos, e não só seria mais poderoso do que seus concorrentes como também um curioso híbrido entre console de mesa e portátil.

As informações por enquanto são bem vagas e ninguém obviamente confirmou nada, mas as fontes que testaram o kit de desenvolvimento dizem que “seu formato ainda não está definido”, e que ele teria “uma unidade móvel” que pode tanto ser utilizada em conjunto com o console quanto de forma móvel e independente”, como um portátil. Assim, o tal NX não sucederia apenas o Wii U como também o 3DS, sendo uma plataforma híbrida.

Isso significa que a Nintendo pode estar planejando um movimento para unificar a base instalada portátil e de mesa, passando a considerar ambas como uma só. Assim, pode ser que o portátil seja tão poderoso quanto uma unidade de mesa e capaz de rodar jogos de forma independente, com tela e controles dedicados. Seria como um Gamepad do Wii U que funciona sem a necessidade de se conectar ao console principal.

As fontes também indicam que a Nintendo está chutando as especificações do NX na estratosfera. A companhia estaria buscando parceiros capazes de fornecer processadores de última geração ao console ao invés dos mais baratos e menos poderosos que equiparam o Wii e o Wii U.

Além disso, há relatos de devs que estão testando o kit de desenvolvimento dizendo que o poder do NX pode superar o PS4 e o Xbox One: o demo que acompanha o kit não roda em PCs com processadores i7 Skylake e GPUs mid para high-end, sugerindo que ele precise de uma configuração monstruosa para funcionar apropriadamente. Claro que devem haver problemas de otimização já que o desenvolvimento do console ainda não está tão avançado, mas é um ponto a se considerar.

Resta saber o que a Nintendo tem em mente: antecipar a nona geração (especula-se que o NX seja lançado entre 2016 e 2017) seria saudável para a empresa neste momento, sabendo que os sucessores dos consoles da Microsoft e Sony só deverão chegar ao mercado entre 2019 e 2020? Tentar sair na frente pode fazer com que o NX acabe sendo superado pela concorrência, mas por outro lado a Nintendo pode aproveitar o vácuo entre gerações a apresentar um hardware levemente mais poderoso que os da oitava geração, e tentar lucrar com isso.

Claro, tudo isso não passa de especulações. O jeito é esperar para ver se a Nintendo irá apresentar algo de concreto no futuro próximo.

Fonte: The Wall Street Journal (paywall).

relacionados


Comentários