Carlos Cardoso 8 anos atrás
Prepare seu facepalm. Aplique direto na testa.
O deputado Alencar da Silveira Jr, do PDT-MG decidiu que nada melhor do que viver nos Anos 50, ou naquela visão romantizada dos Anos 50 onde todo mundo era cordial e comunicativo, ou então ele não percebeu que é um chato, e as pessoas preferem futucar o celular a conversar com ele.
De qualquer jeito o nobre deputado decidiu resolver o problema como tudo no Brasil: na base da canetada. Ele entrou com o Projeto de Lei 2983/15 na Assembléia Estadual de Minas Gerais, incomodado com as pessoas menos chatas que ele, se divertindo com seus amigos ao vivo E seus amigos online, em bares da cidade.
O projeto é bem simples:
Art. 1º — Fica proibido o uso de celulares em bares, restaurantes e similares.
Isso mesmo. Você não poderá assistir seus filmes no Netflix, passar as coordenadas para os amigos que mandaram zapzap perguntando onde é a boa, não poderá comentar com as pessoas da mesa as bobagens divertidas que amigos em outros países estão fazendo, e principalmente não terá com o que se distrair quando estiver na mesa daquele deputado chato que não aceita que estamos no Século XXI.
A Lei vai além. Não só é proibido como…
Art. 2º — As infrações praticadas às normas desta lei ficam sujeitas, sem prejuízo das sanções de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas às seguintes sanções administrativas.
I — advertência;
II — prestação de serviços à comunidade;
III — multa de 100 (cem) a 1.000 (mil) vezes o valor nominal da Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais.
R$ 2.720,00. Por… usar um celular.
Ah sim, antes que comecem com mimimi, a justificativa do deputado está no texto do Projeto de Lei:
Justificação: o que você acha de sair para jantar com alguém e a outra pessoa ficar o tempo todo mexendo no celular? Ou quando você está em um restaurante, desfrutando uma ótima companhia, em um ambiente gostoso, e o telefone celular da mesa vizinha toca, a pessoa atende falando alto, fazendo você participar da conversa mesmo sem querer?
Pensando nisso, proponho esta lei, que proíbe o uso de celulares por usuários desses estabelecimentos.
Isso é o Estado-Babá em seu máximo. VOCÊ é um chato, a pessoa prefere se distrair com o celular. Em vez de aproveitar esse momento para refletir suas escolhas erradas na Vida, você faz o quê? Pega o seu celular e chama a polícia?
Sinceramente isso é coisa de gente que pra princípio de conversa sequer tem amigos para chamar pro bar.
Felizmente é muito pouco provável que passe da CCJ, é o tipo de idéia idiota altamente inconstitucional, a Lei em si não é problema, problema é que nossos Legisladores acham uma boa idéia esse tipo de projeto, não importando se violam até a Lei do Bom Senso. Lembra do projeto do deputado que queria uma revolução comunista por decreto, limitando por Lei o CONSUMO?
Fonte: Estado de Minas.