Dori Prata 8 anos atrás
No final do mês passado comentei por aqui sobre o estranho caso do BioShock para dispositivos mobile da Apple, que depois de parar de ser vendido na App Store devido a uma incompatibilidade com a versão 8.4 do iOS, deixou de aparecer até na lista de downloads daqueles que o haviam comprado. O que eu não poderia imaginar era que o problema seria muito maior, com uma grande quantidade de outros títulos tendo sofrido o mesmo destino.
O curioso é que embora algumas empresas aleguem que a remoção aconteceu porque elas estão focadas em criar coisas novas, um dos principais motivos para isso seria a chegada do iOS 9, sistema operacional que estaria fazendo com que alguns títulos apresentassem os mais diversos problemas, indo desde a perda do som até o travamento do jogo e enquanto as desenvolvedoras decidem como resolver o conflito, o melhor foi interromper as vendas.
Porém, de acordo com um representante da Apple, “se uma desenvolvedora remove seus apps da loja eles não podem ser baixados novamente até que o aplicativo seja submetido de novo à App Store,” medida que considero lamentável. Por outro lado, se o jogo não funciona mais, será que faz muita diferença não podermos instalá-lo novamente?
De qualquer forma, ver o desaparecimento de nossa lista daquilo pelo o que pagamos é algo muito ruim e embora a esperança seja de que as empresas consigam fazer com que seus jogos voltem a funcionar nos iPads e iPhones, não existem qualquer previsão para que isso aconteça e por enquanto a sensação é de que fomos enganados.
Entre os títulos que recém sumiram da Appe Store temos o Ghost Trick: Phantom Detective da Capcom e o SpaceChem da Zachtronics, mas quem realmente deve estar com uma baita dor de cabeça é o pessoal da Telltale, já que exceto pelo Game of Thrones e o Tales from the Borderlands, todos os jogos do estúdio foram tirados da App Store, títulos de peso como The Wolf Among Us, The Walking Dead, Jurassic Park e Back to the Future.
Com sorte todas essas remoções será algo temporário, mas diante de uma debandada tão grande como esta, acho que a Apple precisava encontrar uma maneira de tornar o iOS mais “amigável” com aplicativos desenvolvidos para versões anteriores.
Fonte: PocketGamer.