Meio Bit » Arquivo » Internet » Arquiteto do Firefox não quer o navegador distribuído junto com Windows

Arquiteto do Firefox não quer o navegador distribuído junto com Windows

15 anos atrás

Ainda sobre a participação do Firefox na ação da União Européia contra a Microsoft, especificamente o Internet Explorer, agora é oficial: Em seu relatório trimestral, a Microsoft revelou que entre as punições previstas pela União Européia temos:

A Comissão está considerando ordenar à Microsoft e aos OEMs que solicitem ao usuário que escolha um navegador em particular, quando instalando um novo PC. Tal solução poderia incluir uma exigência para que os OEMs distribuam múltiplos navegadores em PCs novos baseados em Windows. - Relatório Trimestral, página 16

Mike Connor, arquiteto do Firefox, é contra. Em entrevista para a PC Pro, disse:

"Minha visão pessoal é de que não é o resultado correto. A escolha [quando da instalação do Windows] seria estranha. Não há uma boa interface para isso."

O Opera, autor da denúncia que gerou a ação na União Européia vira alvo das críticas de Connor:

"As afirmações do Opera são provavelmente falsas"

Diz ele, se referindo à idéia de que o Internet Explorer, sendo distribuído junto com o Windows gera participação de Mercado. Ele usa a sempre crescente participação do Firefox como exemplo, e desdenha do Opera quando este afirma o contrário.

"Eu não sei como eles conseguem fazer tal afirmação com a cara séria"

Mike continua:

"À medida que as pessoas se tornam cientes de que existe uma alternativa, você não acaba em uma situação monopolística. Você tem é que ser perceptivamente melhor [que o Internet Explorer]"

Perguntado sobre o motivo do Opera ter falhado em atingir uma participação significativa no mercado de navegadores, Mike Connor deu sua opinião:

"O feedback que tenho é que o Opera é um pouco pesado, complicado, um browser para geeks. O problema do Opera é que ele funciona, mas não sai do seu caminho. Há um pouco de coisas demais distraindo você do conteúdo"

Ao final da entrevista Mike reconheceu que nas últimas versões o Opera tem melhorado um pouco a interface, e teceu elogios à versão mobile do navegador.

Fonte: PC Pro

relacionados


Comentários