Ronaldo Gogoni 7 anos e meio atrás
Tem gente que não aprende. Por mais que os profissionais de segurança e a mídia, como nós recomendemos aos usuários sempre evitarem instalar coisas suspeitas em seus smartphones, há quem se arrisque além da conta para ter acesso à funções extras. O Android sofre com isso, já que é possível instalar apps de fora da Play Store facilmente.
Há casos e casos obviamente, mas a bola da vez não deixa de vir com o selo “Eu Avisei”: profissionais da empresa de segurança Zscaler descobriram que um aplicativo educativo está tirando fotos dos usuários sem que percebam e pedindo resgate.
O Adult Player é um reprodutor de vídeo que oferece material pr0n aos usuários, lembrando que material do tipo foi com muito custo varrido da Play Store após anos de vista grossa do Google. Como o pessoal não para e pensa com a cabeça de cima por cinco segundos, partem para procurar soluções que satisfaçam suas necessidades básicas. A versão adulta do balde de pipoca é um desses aplicativos.
Só que o Adult Player é na verdade um aplicativo malicioso que injeta um ransomware no smartphone; pragas desse tipo sequestram dados e só os liberam mediante pagamento de resgate. No caso, o app tira fotos do usuário silenciosamente durante a visualização dos vídeos, o que pode levar a inúmeras situações constrangedoras.
O app então bloqueia o Android e exibe uma mensagem para o usuário, exigindo o pagamento de US$ 500 de resgate (cerca de R$ 1.912 em valores de hoje, 08/09/2015). O app também coleta e envia dados dos dispositivos capturados para os servidores dos hackers, como é de praxe.
Esse tipo de ataque, seja através de smartphones ou de computadores está se tornando cada vez mais comum. Em agosto a Intel Security revelou que o número de casos de ransomwares aumentou 127% em relação a 2014, e muitos dos usuários afetados pagam o resgate em prol de recuperar seus dados. E no caso do Adult Player, ele é somente o segundo app para Android descoberto do tipo pelos profissionais da Zscaler. O primeiro também era um aplicativo pr0n de fora da Play Store.
Embora seja cansativo, não custa bater na tecla de que é preciso bom senso na hora de utilizar seu smartphone. E claro, nem todo mundo é expert e esse pessoal precisa ser instruído de que não é sábio instalar quaisquer apps que as lojas oficiais não fornecem.
Fonte: The Register.