Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Usuários com pressa em usar o Windows 10 são vítimas de hackers

Usuários com pressa em usar o Windows 10 são vítimas de hackers

Abra o olho: hackers estão sequestrando dados de usuários com e-mails falsos que prometem atualização imediata para o Windows 10

8 anos e meio atrás

windows-10

Muita gente está ansiosa para colocar as mãos no Windows 10, e dou razão: o sistema está bem leve e sem bugs, não houve nenhum trauma no update a ponto de me fazer desconsiderar, pela primeira vez na história a fazer uma instalação limpa.

Só que a Microsoft está liberando a atualização em etapas, e não são todos que estão dispostos a fazer alguns procedimentos para atualizar seu sistema (ou talvez nem saibam como fazer), embora continuem empolgados com a atualização. E é nessa ansiedade que os hackers estão apostando para lançar mais um ataque aos usuários.

A Talos Group, empresa de segurança da Cisco revelou uma nova artimanha dos criminosos para tentar arrancar dinheiro de gente incauta: usuários estão recebendo e-mails com propostas de atualização imediata para o Windows 10, algo que a Microsoft já deixou claro que não faz. O remetente parece legítimo e os falsários utilizam alguns truques para ludibriar o usuário — como um disclaimer do tipo que a Microsoft introduz em suas mensagens e uma mensagem que sugere que a mensagem passou por um serviço de antivírus e foi considerada legal, com link legítimo e tudo (clique para ampliar).

mail-thumb

A mensagem fornece um programa executável que diz instalar a atualização imediatamente, mas uma vez executado é revelado o ataque do tipo ransomware: o programa chamado CTB-Locked criptografa todos os dados da máquina, tranca-os e exige resgate em dinheiro dentro do prazo de 96 horas. Ele inclusive ameaça o dono do PC a não tentar deletar o ransomware à força, sob pena de perder os dados.

ctb-locker

A Cisco alerta mais uma vez para que os usuários tenham bom senso: a Microsoft não oferece update para o Windows 10 por e-mail, mesmo para aqueles que reservaram sua cópia. A única forma de obter o sistema operacional é através dos canais oficiais, seja atualizando sua cópia do Windows 7, 8 ou 8.1 ou comprando uma licença na Windows Store.

Portanto nunca é demais repetir: preste muita atenção antes de sair clicando em qualquer coisa.

Fonte: Cisco.

relacionados


Comentários