Meio Bit » Arquivo » Indústria » Red Box: aluguel de DVDs mais eficiente

Red Box: aluguel de DVDs mais eficiente

15 anos atrás

É fato que as locadoras de vídeo/DVD tradicionais estão com um pé na cova. A nova onda de comércio e entrega de filmes é online, entretanto uma empresa americana chamada Redbox percebeu que havia um enorme nicho não preenchido no mercado:
- aqueles que não tem acesso a serviços de banda larga
- aqueles que não tem a capacidade técnica de lidar com o ainda razoalvemente elevado nível de sofisticação para que estes serviços funcionem bem.
- aqueles que alugam filmes esporadicamente, quando não justifica ter uma assinatura como o Netflix.

Resolveram inventar uma solução bastante simples, no estilo "por que ninguém pensou nisso antes ?". Criaram quiosques que dispensam os DVDs automaticamente. Até aí nada muito novo, certo ? Mas vejam como funciona:
- O usuário pode pegar imediatamente um DVD da coleção sem reservar nada
- O usuário pode pré-reservar o título no quiosque mais próximo, e passar para pegar
- O valor é simples: US$1 por dia, com devolução até as 21h do dia seguinte, pago com cartão de crédito. Cada dia subsequente é mais US$1.
- O DVD pode ser devolvido em qualquer outro quiosque.
- Na hora de alugar o DVD, basta passar o cartão de crédito, e digitar o e-mail. O usuário recebe um aviso de aluguel e o recibo via e-mail, bem como a confirmação de recebimento quando o DVD for devolvido.

Ontem eu usei ele pela primeira vez, e realmente é um sistema eficiente e interessante. A caixa onde o DVD vem dispõe de uma área descoberta, onde existe um código de barras, assim a máquina consegue saber exatamente que DVD sai ou é devolvido.

Os quiosques estão cada vez mais comuns, pelo jeito estão fazendo bastante sucesso. Quem sabe uma alternativa assim venha ao Brasil em breve ?

relacionados


Comentários