Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Parece piada, mas é a pura realidade. Ontem mesmo falava de uma situação quando um crowdfunding morde mais do que consegue imaginar e muita gente têm percebido que o mesmo ocorre com Keiji Inafune, o produtor da Comcept que entrou numa vibe de fazer todos os games da série Mega Man que a Capcom não quis lançar.
Tomemos Mighty No. 9 como exemplo. Anunciado em 2013, seu lançamento estava marcado para o primeiro trimestre deste ano. Foi adiado. A Comcept jurou de pés juntinhos que o game seria lançado agora, no dia 1º de setembro (a data foi inclusive anunciada na E3 2015). Só que lojas como Gamestop, Amazon e Walmart passaram a listar o lançamento do game como em 2016, algo que foi prontamente desmentido pelo estúdio.
Pois bem: agora confirmaram tudo.
Através de um update na página do Kickstarter, a Comcept alegou que bugs descobertos na porção online de Mighty No. 9 estavam “afetando a diversão do game como um todo”, e por causa disso decidiram postergar o lançamento do título, que terá versões para PC, PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, Wii U, PS Vita e Nintendo 3DS para o primeiro trimestre do próximo ano, quando garantem ter sanado todos os problemas.
O mais preocupante nessa história é o fato de terem inicialmente negado o delay para depois confirmá-lo. O que o pessoal da Comcept estava pensando, que resolveriam os problemas a tempo do lançamento? Essa informação deveria ter sido divulgada aos backers do projeto, mas ao meu ver parece que o estúdio não anda passando por um bom momento, visto os problemas com Red Ash. Aliás, fica aqui um adendo: se não conseguem nem finalizar o primeiro projeto, por quê lançar outro?
No geral, os gamers que financiaram o título estão em sua maioria fulos da vida com Inafune e a Comcept com os contínuos atrasos, com alguns inclusive afirmando que não se espantariam caso o game seja cancelado. A impressão geral é que os desenvolvedores estão tentando abraçar o mundo com as pernas para justificar a quantidade de dinheiro que arrecadaram, e não estão dando conta de entregar tudo no cronograma.
Enfim, ainda temos alguns meses até a prometida nova data de lançamento, a menos que resolvam adiar Mighty No. 9 novamente. A essa altura do campeonato, qualquer coisa pode acontecer.
Fonte: Kickstarter.