Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Quando a Nintendo jogou a toalha e confirmou que lançaria seus games também para smartphones, muita gente enfim comemorou não só a possibilidade de jogar Mario e Zelda em seu Android ou iPhone, mas também com a empresa japonesa percebendo o óbvio, que era preciso diversificar e ampliar a presença de seus personagens e não os manter eternamente atrelados a seus consoles.
Agora, nós já sabíamos que ao menos com uma franquia a Nintendo não é tão xiita: Pokémon. Os monstrinhos de bolso possuem uma versão digital de seu TCG disponível para Windows e Mac desde 2011, e ele recentemente chegou ao iPad. Portanto não é surpresa que um título da franquia tenha sido escolhido para ser o primeiro título oficial da Nintendo presente em dispositivos mobile.
Só que a Nintendo não é boba, e ao invés de desenvolver um título novo preferiu realizar um port de um game que tem mais a cara dos celulares: trata-se de Pokémon Shuffle, lançado em fevereiro deste ano para Nintendo 3DS.
A mecânica é aquela velha conhecida de quem costuma jogar no celular: trata-se de um game de Match 3, onde você deve enfileirar monstrinhos iguais para causar dano no Pokémon adversário. Sim, é um clone de Candy Crush e muitos outros, com a diferença que agora você pode jogar com os monstrinhos de bolso.
Assim como ocorre no portátil da Nintendo o game é gratuito, porém introduz uma série de microtransações como itens, power-ups e claro, créditos: cada partida consome um crédito de um máximo de cinco, e é preciso esperar trinta minutos para um novo dar respawn. Isso ou abrir a carteira, claro.
The Official Pokémon Channel — Test Your Puzzle Skills with Pokémon Shuffle Mobile!
Embora a franquia possua muito do DNA da Nintendo, e o CEO Satoru Iwata já ter declarado que não pretendia introduzir métodos de pagamento ingame para não danificar a imagem de suas IPs, convém lembrar que a marca é gerida à parte pela The Pokémon Company, e a Nintendo detém metade dela; a outra parte pertence aos desenvolvedores dos games. Por isso é de se imaginar que decisões comerciais vão divergir no que diz respeito à marca.
O lançamento de Pokémon Shuffle para iOS e Android é esperado ainda para 2015, sem data definida.
Fonte: Pokémon Channel.