Meio Bit » Arquivo » Internet » Aos 4 anos, Google+ “vai muito bem”, diz executivo do Google

Aos 4 anos, Google+ “vai muito bem”, diz executivo do Google

Ao completar quatro anos de existência, executivo do Google faz uma avaliação positiva da rede social da empresa e diz estar ansioso pelos próximos quatro.

11 anos atrás

Google Plus

Hoje em dia, está cada vez mais complicado escrever sobre tecnologia sem que os textos provoquem, nos usuários, amor ou ódio. Exemplos: Android × iOS, Chrome × Firefox, Windows × Linux × OS X, WhatsApp × Telegram, biscoito × bolacha… Obviamente que as redes sociais não ficam de fora da confusão e, desde a época do Orkut, fãs se estapeiam pelos comentários para provar que a sua rede preferida é melhor rede social do amiguinho é pior. Claro, mas fácil falar mal do “concorrente” do que exaltar as qualidades do que você gosta.

O Google+, obviamente, também não fica fora da batalha. Super comum ver a piadinha “ninguém usa aquilo” ou “cidade fantasma”. Mas, assim como todos os itens mencionados por mim até agora, a experiência do usuário tende a ser única e, assim, fica complicado fazer comparações justas. A minha experiência no Facebook, talvez por ter muitos parentes por lá, é quase catastrófica. No Google+, tenho muito conteúdo para consumir e uma excelente interação com as pessoas, mas meus amigos praticamente não estão por lá. Já o Twitter… ah, o Twitter. Um amor em forma de rede social. Na minha opinião baseada na minha experiência, é claro.

Apesar de todo o mimimi de boa parte dos usuários que não utilizam o Google+, como disse anteriormente, o serviço é muito bom. Muito bom principalmente se, assim como eu, você for fã do Google (não fanboy, o que é diferente) e utilizar muito muitos produtos e serviços da empresa. Essencialmente, a rede social da gigante das buscas se tornou uma grande concentração das pessoas pessoas que gostam da empresa e querem compartilhar informações sobre ela. Isso faz, do Google+, um sucesso? Era isso que o Google esperava ao lançar a rede social? Acho que não. Mas… e para o Google?

Ontem, Yonatan Zunger, Chief Architect do Google+, fez uma avaliação dos quatro anos da rede social da empresa. Resumindo de forma bem resumida, para ele, o Google+ vai muito bem, obrigado. Abaixo, a opinião de Zunger traduzida de forma literalmente literal:

Estes quatro anos têm sido incríveis: vi o projeto crescer a partir de uma ideia louca de uma gigante e próspera comunidade, que acabou se espalhando pelo mundo. Tive tantas conversas sobre tantos assuntos e aprendi tanto no processo que não sou capaz de descrever. Aprendi a escrever de forma muito mais eficiente. Aprendi, também, o que é ter uma conversa real sobre assuntos incrivelmente sensíveis em que as pessoas, no entanto, são capazes de tratar uns aos outros com respeito e seriedade. Fiz um grupo incrível de amigos, pessoas que amo e confio e com as quais me comunico todos os dias. Até encontrei o amor da minha vida, a minha brilhante e amada mulher, através do serviço.

 

Então, olhando para trás e vendo o que construímos nos últimos quatro anos, posso dizer: o Google+ está indo muito bem. Estou excepcionalmente feliz por ter conhecido todos vocês, e ter tido algum papel na construção desta comunidade que criamos. Estou ansioso para ver onde chegaremos nos próximos quatro anos!”

Como já relatei, a minha experiência no Google+ é semelhante à do Zunger (com exceção da parte de encontrar a amada, mas talvez isso ocorra nos próximos quatro anos). Conheci pessoas incríveis que têm gostos semelhantes aos meus e travei discussões extremamente positivas (algumas nem tanto) sobre os produtos e serviços do Google.

Quando o Vic Gundotra saiu do Google, confesso que temi pelo futuro do serviço. Afinal, ele era o “pai” do Google+. Contudo, o serviço parece não ter perdido o rumo e continua seguindo o seu caminho, talvez um pouquinho mais lentamente do que a empresa e seus usuários mais apaixonados gostariam.

Mesmo que atrasado, só posso parabenizar o Google+ e deixar registrado, aqui, o meu agradecimento por tudo o que a rede social me proporcionou. E que os próximos quatro anos sejam, para os usuários e o serviço, ainda melhores.

relacionados


Comentários