Meio Bit » Arquivo » Games » Oficina sobre games para todos

Oficina sobre games para todos

15 anos atrás

Não posso deixar de comentar sobre a bela iniciativa que o pessoal da Ludi Educandi e da Xuti Game Development tomaram nesse sentido. Em uma bela parceria, as empresas estão ministrando oficinas em diversas unidades do SESC em São Paulo que visam divulgar os jogos como forma cultural, além de ensinar alguns fundamentos sobre o desenvolvimento de jogos.

Para ter uma idéia, no momento esta rolando uma oficina onde tratam do uso de máquinas para o auxílio na vida humana, inteligência artificial e sua lógica de programação. Veja os detalhes:

"Cyberpunk - Corpo e Máquina”
SESC Pinheiros. Rua Paes Leme,
195 - Pinheiros. Região Oeste - Fone : (11) 3095.9400
Dias 10, 11,17, 18, 24, 25 – sábados e domingos - 13h30 às 16h30
Internet Livre, 2º andar
Livre para todos os públicos - 20 vagas

Além de palestras com temas variados, os responsáveis realizam diversas tarefas para tentar desmistificar a idéia de que o desenvolvimento de games envolve apenas programação. Para isso, ele usam, por exemplo o RPG Maker, além de jogarem RPG “real”, usando apenas papel, lápis e muito imaginação dos participantes.

Algo que eles deixam bastante evidente é a preocupação em tentar fazer os jovens se interessarem por atividades culturais, disponibilizando internet livre e as próprias atividades diferenciadas, além de incentivar as pessoas a usarem o espaço do SESC.

Sem dúvida se trata de uma bela oportunidade para quem puder ir ao local e há o interesse em se levar as oficinas para o SESC Rio de Janeiro e para o SESC Santa Catarina. Não me canso de dizer que nós brasileiros precisamos de mais iniciativas como essas. Apenas dessa forma poderemos chamar a atenção de nossos governantes e mostrar para eles que há muito os jogos eletrônicos deixaram de ser coisa de criança.

dori_ofi_22.01.09 dori_ofi_22.01.09_02 dori_ofi_22.01.09_03

Após o break vocês podem dar uma olhada na descrição de várias atividades realizadas pelo projeto.

RPG MAKER

Apresentar e desenvolver o processo de criação de jogo, divididos desde a criação do roteiro, passando pelos personagens principais e secundários e, alternadamente, a aplicação desse processo usando o programa gratuito RPG Maker.
Com: Fabiano Sampaio e Bruno Drago

INTRODUÇÃO AOS JOGOS DE RPG (Jogos de Representação):

Palestra que conta desde a criação do RPG (jogos de representação de personagem) dos jogos de mesa às versões eletrônicas.  Os participantes podem experimentar um jogo para um único jogador, no sistema operacional Linux
Com: Fabiano Sampaio

INTERVENÇÃO RPG AO VIVO

Os participantes interpretarão personagens diversos em histórias que são propostas, mas que podem ser alteradas e influenciadas de acordo com suas ações e decisões, construindo uma história interativa e em conjunto. Os temas podem ir da literatura de horror, como Howard Phillip Lovecraft, Edgar Allan Poe e outros autores, ou fantasia medieval baseado no conhecido "Dungeons and Dragons"
Com: Fabiano Sampaio e Rodrigo Borsatti

JOGOS DE ESTRATEGIA PELA INTERNET

Bate-papo e oficina interativa, mostrando qual a importância dos jogos de estratégia no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicado ao mesmo tempo em que os participantes experimentam esses jogos. Entre estes jogos, teremos: Treasure of Cutlass Reef - estratégia e ação com galeões e outros navios e Tactics Arena – jogo de estratégia baseado em turnos, similar ao xadrez, onde as peças são personagens de fantasia medieval
Com: Fabiano Sampaio e Bruno Drago

CURSO DE CRIAÇÃO DE ADVENTURES

O objetivo é ensinar os passos iniciais para o desenvolvimento de um jogo de aventura, utilizando de uma ferramenta / engine próprios e gratuitos, criando os quebra-cabeça e seus próprios enredos. Além da ferramenta AGS (Adventure Game Studio), software gratuito para a criação dos mesmos ensinando noções preliminares de programação os participantes poderão usar ilustrações e imagens capturadas com recursos disponíveis.
Com: Fabiano Sampaio e Bruno Drago

relacionados


Comentários