Carlos Cardoso 8 anos atrás
O Kerbal Space Program é o sonho dourado de qualquer geek que se interesse por exploração espacial. Ele consegue um balanço perfeito entre realismo e jogabilidade, embora tecnicamente não seja um jogo, não no mau sentido.
Randall Munroe, do xkcd brinca que aprendeu mais sobre mecânica orbital brincando com o Kerbal do que trabalhando na NASA. Ele eu não sei mas eu consegui visualizar muitos conceitos pela primeira vez com o Kerbal.
Você tem liberdade de explorar seu sistema solar ou ficar o dia inteiro construindo aviões absurdos, pode jogar em modo sandbox, em modo exploração científica ou em Modo Comercial, onde é basicamente uma SpaceX. Acho justo, a SpaceX usa o Kerbal em suas demonstrações.
Uma das características dele é ser mod-friendly, e os desenvolvedores usam e abusam dessa facilidade. Um desses mods é o kOS, um sistema de piloto automático que funciona com uma janela de terminal e disponibiliza uma linguagem de script. Isso mesmo, você tem uma linguagem de programação para interagir com sua nave e o ambiente.
Eis que um sujeito resolveu levar esses mods pro 11. Ele criou nada menos quem um software de controle de drones, dentro do Kerbal. Há navegação point and click, detecção e desvio de obstáculos, vôos em formação e até adaptação de parâmetros durante o vôo. Se você manda o drone erguer uma carga, ele reconhece o peso e a posição, altera o envelope de vôo e evita que o que quer que esteja rebocando seja arremessado numa parede.
O negócio é tão sinistro que em um determinado momento um drone perdeu uma das 4 hélices, e conseguiu se manter no ar. Veja que sublime exercício de programação dentro de um programa:
Ozin370 — HoverBot drone - a kOS programFonte: Reddit.