Meio Bit » Arquivo » Ciência » Missão Dada é Missão Cumprida: a Lightsail 1 é um sucesso!

Missão Dada é Missão Cumprida: a Lightsail 1 é um sucesso!

Encerrando a saga da LightSail, a vela solar construída pela Planetary Society, tudo acabou bem. Depois de mais percalços do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, a vela foi enfurnada e todos os testes planejados foram concluídos. Nada mau, não é todo grupo de entusiastas de alguma coisa que pode dizer que tem um programa espacial.

9 anos atrás

CHFAd5OWcAIfZTb

Não que exista rotina em exploração espacial, mas dado o orçamento limitado a Planetary Society está transformando a Saga da LightSail em uma mistura de Homeland com Fringe com Game of Thrones com 24h. Dirigida por JJ Abrams, como você pode reparar pela imagem acima.

Primeiro, aquele bug com o sistema travando e sendo resetado por um raio cósmico. Depois disso as baterias começaram a dar alteração, com níveis de carga baixos demais para acionamento seguro da vela solar. Eis que, do nada, a LightSail morre de novo. Nada, silêncio. A suspeita é que as baterias foram usadas demais para mandar dados, ela entrou numa área de eclipse, desligou para modo de segurança e não carregou o bastante na próxima passagem.

Várias horas depois, detectaram o farol de navegação, mas não telemetria. Aí ela mais uma vez morreu. Pra voltar após diversas órbitas. As baterias estavam razoavelmente bem, era hora de enviar o comando que acionaria os motores que estenderiam a vela.

Comando enviado, LightSail nem aí. Na próxima órbita enviaram de novo, e aí sim a telemetria reportou que muito provavelmente a vela havia sido estendida. Estações de terra começaram a reportar mudanças no brilho da LightSail quando ela passava pela região, variações na assinatura Doppler do farol de rádio da sonda indicavam uma rotação diferente da anterior, e então, depois de muito trabalho, conseguiram captar alguns pacotes de dados do sistema de imagens.

Aos poucos montaram a imagem acima, comprovando sem sombra de dúvida que a Planetary Society havia realizado o sonho de Carl Sagan; através de voluntários e entusiastas do mundo todo um grupo sem ligação com qualquer governo ou empresa conseguiu contribuir para a Ciência e construir um programa espacial melhor do que o de muitos países da América do Sul.

A missão foi considerada um sucesso, todos os objetivos primários foram cumpridos, agora é aproveitar e fuçar sem compromisso para obter mais dados, enquanto a LightSail não reentra na atmosfera, o que deve acontecer em menos de um mês.

Na internet o pessoal acompanhou roendo as unhas, e como forma de aliviar a tensão acabaram sendo criados um monte de memes…

62390977

CG36tIsUgAE8o3D

CG36tJRU8AAP74Y

CG36tKWU8AARoFi

Ano que vem a próxima LightSail será lançada em uma órbita a 720 km de altitude, onde usará a vela solar para testes de navegação, acompanhada pelo Prox-1, um satélite desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia para inspecionar outros satélites.

Esperemos que dessa vez haja menos emoção envolvida. Ninguém aqui tem mais saúde pra isso.

relacionados


Comentários