Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Em 2014 a Intel deu os primeiros passos rumo a independência total dos cabos: se por um lado hoje já conseguimos transferir dados sem fios facilmente, o mesmo não pode se dizer quanto ao carregamento de baterias. Tecnologias de indução ainda engatinham e pior, há vários padrões que não conversam entre si.
A Intel pretende mudar isso com a tecnologia Rezence, desenvolvida pela A4WP (Alliance for Wireless Power) que realiza carregamento através de ressonância magnética e é compatível com mais de um aparelho por vez. O formato é pensado para ser o padrão de fornecimento wireless de energia por ser compatível com os futuros processadores Skylake, e por isso mesmo a Intel anunciou durante a Computex 2015 que dispositivos de 2016 já poderão ser alimentados sem depender de cabos.
O principal motivo para o avanço nesse sentido foi a fusão entre a A4WP e a PMA (Power Matters Alliance), o que significa um padrão a menos. Com isso a tecnologia Qi, mais presente em smartphones será a única de fora. Fazem parte da A4WP empresas como ASUS, Logitech, Toshiba, Dell, Panasonic, Fujitsu e Lenovo. Já a PMA conta com AT&T, Broadcom, MediaTek, Powermat, P&G, Qualcomm, Samsung e Starbucks.
O bom do Rezence é que um carregador pode alimentar vários dispositivos de uma só vez, diferente do que ocorre hoje em que cada aparelho precisa de seu próprio acessório. O carregador pode ser ligado e deixado embaixo de uma mesa, e o campo de emissão de energia pode atravessar até 5 centímetros de madeira. Em demonstrações anteriores o device conseguiu carregar diversos gadgets de uma só vez.
O SVP da Intel Kirk Skaugen deixou claro que a ideia da companhia é tornar o Rezence onipresente e de fato declarar guerra aos cabos: acessórios para aparelhos 2 em 1 como teclados que se carregam sem fios e outros produtos já deverão estar nas lojas em 2016, e os parceiros da Intel estão comprometidos em adequar seus lançamentos à tecnologia. Há também planos para fornecer acessórios para dispositivos móveis.
http://www.youtube.com/watch?v=UVFxXScCEkkGill Industries — A4WP Wireless Power Demonstration
Eu acho excelente qualquer iniciativa para ajudar a nos livrarmos dos cabos, o problema é a quantidade de padrões com os quais teremos que lidar: em um mundo ideal os fabricantes usariam um só, mas estamos um pouco longe disso. Ainda assim a proposta do Rezence é a melhor dentre as apresentadas até hoje: um carregador que alimenta diversos aparelhos de uma vez.
Fonte: CNet.