Carlos Cardoso 8 anos atrás
Antes de falar o que achei do Lumia 640 XL, um disclaimer: odeio phablets, odeio o nome phablet e odeio celulares que se flutuassem seriam hoverboards. Experimentei o Lumia 1520 e me senti um Hobbit. Quando o 640 XL apareceu para ser testado imaginei que seria o mesmo suplício.
Meninos e meninas, eu estava errado. O bicho funciona e redondinho.
A proposta da Microsoft é bem interessante, oferecer um aparelho de tela bem grande, dual-SIM com excelente câmera mas sem ser high-end, com preço razoável. Eu acho que conseguiram.
O Lumia 1520 tem 162,8 × 85,4 × 8,7 mm e pesa 209 g. O 640 XL por sua vez tem 157,9 × 81,5 × 9 mm e pesa 171 g. A diferença na largura é onde está metade da diferença. A outra metade está nos botões. Como o 640 XL usa botões por software, mais área da frente do aparelho é usada para a tela.
Vamos primeiro ao que é simples e kibado do GSM Arena:
·
Como você pode ver, recursos decentes e corretos, excelentes pra um entry level ou quase. Mas e…
Velocidade?
Eu parti pra covardia: comparei o 640 XL com o Lumia 930, o que é maior covardia desde o embate Marvel Tucão vs Galactus. O 930 é um Bugatti Veyron, o processador Krait 400 quad-core 2,2 GHz Krait 400 com 2 GB de RAM voa baixo. O 640 XL não ter sido obliterado é um bom sinal:
Em puro uso de CPU o Lumia 930 é 2,4 vezes mais rápido. Em velocidade de acesso a dados, menos de 2x, e em termos de GPU 11 fps mais rápido, sendo que 36 fps ainda é um número bem aceitável.
Principalmente, em uso real, que é o que importa, o 640 XL não parece lento. O tempo de resposta é o normal da interface do Windows Phone. Claro que o 930 é mais rápido, mas no dia-a-dia você não achará o 640 XL lento. O único momento em que algumas vezes ele ultrapassou as frações de segundo ideais para acessar dados foi quando usava o cartão micro-SD, mas parte disso é culpa minha, pois sempre compro os cartões mais vagabundos. Se fosse um Classe 10 nem isso eu perceberia.
A combinação GPU/CPU toca filmes em Full HD, 1920 × 1080 direto do micro-SD, sem engasgar.
A Tela
O 640 XL é maior mas não imensamente maior, na mão a sensação é agradável, aquele meio centímetro faz diferença. Acho que as matérias que li na Nova estavam certas, largura é muito mais importante do que comprimento.
O fato de o 640 XL ser apenas HD, com 1280 × 720 é um ponto ruim, se comparado com equipamentos Full HD, mas é uma diferença que dói muito mais no bolso do que no olho. 259 ppi ainda é uma densidade bem aceitável de pixels, no dia a dia você não sofrerá com isso. Ainda mais se seguir a regra de que de longe toda tela é HD, e não usar o celular colado nas fuças. Convenhamos, tela grande é pra ser usada de longe.
Vejamos, usando uma imagem completamente aleatória resultado de uma busca randômica na internet. São 5772 × 4008, 23 Mp, 19,6 MB de tamanho; ou seja: resolução de entrada MUITO maior que a de saída, para garantir a qualidade:
→ Clique aqui para engrandalhecer
Olhando assim viu diferença? Pois é, seu olho não consegue. Clique na imagem, veja com a resolução original de 15 Mp. Ainda difícil? Vou facilitar:
Ou seja: claro que mais resolução e densidade de pixels é bom, mas a alternativa não é um monitor de fósforo verde.
A Câmera
Como toda câmera de Lumia, a do 640 XL é excelente, apesar do flash de LED único.
→ Clique aqui para engrandalhecer
Para ver fotos bem melhore que as minhas, tiradas por fotógrafos de verdade com o 640 XL, visite esta busca do Flickr.
Ele vem com a versão nova do Lumia Camera, com acionamento rápido e capacidade de salvar fotos de 5 Mp mesmo durante uma filmagem em Full HD. Ao contrário do 930, ele não tem capacidade de filmar em 4K, se limitando a um máximo de 1920 × 1080 pixels a 30 fps. O que está de bom tamanho. Ninguém precisa de 4K em filmagens caseiras, e se você precisa de 4K use uma câmera de verdade, não um maldito celular.
A Boa Surpresa
Eu venho batendo na mesma tecla desde que o Windows Phone 8 foi lançado: não faz sentido você ter uma suite de produtividade como o Office sem a possibilidade de usar um teclado de verdade. Viajar somente com o Lumia seria um grande avanço mas é impossível escrever textos longos com teclados de tela. A Microsoft me fez comprar um Chromebook por causa de uma deficiência besta criada por uma API restritiva ao extremo, que agora está sendo relaxada no Windows Phone 8.1 Ultimate Update 2 — a missão, e será jogada fora de vez no Windows 10.
O Lumia 640 XL vem com a última versão do Windows Phone, que não será disponibilizada aos aparelhos mais antigos, e nela o suporte a teclados Bluetooth, que existia no Windows Phone 7, voltou:
Autonomia
Eu detesto ser portador de más notícias mas assim que a Polícia da Termodinâmica for acionada alguém na Microsoft vai em cana. A tal bateria de 3.000 mAh é uma mentira. Em nome da Ciência e em prol dos leitores do MeioBit fiz o nobre sacrifício de encher o cartão de filmes e séries, fui pro bar e fiquei consumindo gin-tônicas e assistindo vídeos. Cheguei 18 h 30 min mais ou menos. A bateria estava em 93%. Veja a queda na energia restante, até pouco depois de meia-noite, quando desisti e fui pra casa.
Eu tentei várias vezes, não consegui acabar com a bateria dessa desgraça. Detalhe, acima eu estava com Wi-Fi conectado e bundeando no Twitter enquanto via filmes.
Conclusão
O Lumia 640 XL é um celular de tela grande mas não enorme para quem quer um entry level com performance decente e recursos honestos. O suporte a dois SIM cards o direciona para um público específico, mas não creio que isso seja diferencial que afaste outros consumidores.
Minha grande preocupação eram os pífios 8 GB de armazenamento, mas o Windows Phone 8.1 permite que você instale tudo no cartão micro-SD, inclusive aplicativos, e se for o caso os já instalados na memória principal podem ser movidos para o cartão com uns 2 ou 3 cliques.
O 930 é 4 gramas mais leve que o Lumia 640 XL, mas como é menor é mais denso, isso passa a impressão de ser mais pesado. O 640 XL não passa no teste do bolso da camisa, mas passa no da calça. No de Bechdel, não me interessa.
Ele não me fez mudar de idéia quanto a phablets, mas me fez perceber que celulares podem crescer além de 5 polegadas sem se tornarem impraticáveis.
O preço sugerido é de R$ 999,00. Coloque mais uns R$ 40,00 pra um cartão micro-SD de 32 GB e o bicho ficará nos trinques.