Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Tribunal de Nova Iorque diz que fotógrafo pode continuar registrando seus vizinhos

Tribunal de Nova Iorque diz que fotógrafo pode continuar registrando seus vizinhos

Arne Svenson foi processado por seus vizinhos por invasão de privacidade, porém o tribunal de Nova Iorque decidiu a seu favor.

9 anos atrás

Neighbors

A treta já vem se arrastando há alguns anos. O tema até virou matéria de discussão em comunidades e fóruns dedicados ao estudo de direitos autorais e fotografia aqui no Brasil. Porém, agora temos uma decisão polêmica dos tribunais de Nova Iorque em segunda instância dando ganho de causa para o fotógrafo. Antes de falarmos do julgamento, vamos entender o caso.

O fotógrafo americano Arne Svenson decidiu, no distante ano de 2013, começar um novo projeto fotográfico fine art ao observar seus vizinhos dos edifícios localizados em frente à janela de seu apartamento. Ele determinou que o dia a dia desses vizinhos, observados através das janelas, poderia render imagens interessantes. Armado de uma câmera e uma teleobjetiva, Svenson começou a fotografar essas pessoas e nasceu o projeto The Neighbors. Até nesse ponto tudo foi maravilha. As complicações começaram quando o fotógrafo decidiu fazer uma exposição com essas imagens e vender os quadros como um produto fine art.

Com o início da exposição do projeto, dois vizinhos, Martha e Matthew Foster, não gostaram de ver seus filhos em duas das fotos, sendo que em uma delas uma das crianças é plenamente identificável. Como nos Estados Unidos processar alguém é um direito divino garantido por Deus, eles foram aos tribunais com a alegação de invasão de privacidade.

Nessa semana tivemos a decisão do tribunal de apelação da corte de Nova Iorque que confirmou a decisão da primeira instância. A Juiza Dianne T. Renwick determinou que o fotógrafo não desrespeitou a Lei de Direito de Privacidade de Nova Iorque porque seu trabalho não possuí cunho publicitário ou comercial. O projeto é artístico e, por conta disso, não fere a Lei, mesmo levando em conta que o fotógrafo está vendendo essas imagens. Embora tenha decidido a favor do fotógrafo, a Juiza Renwick acredita que o legislativo deve trabalhar para que a lei seja adaptada para levar em conta as novas tecnologias invasivas. Ou seja, a história ainda está longe de terminar.

Fico imaginando qual seria o desfecho desse causo se ele tivesse acontecido no Brasil. Nossos juízes são mais conservadores, mas a legislação de Direitos Autorais é uma das melhores do mundo.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários