Matheus Gonçalves 8 anos atrás
Por volta de fevereiro de 2012 a gente se perguntava se o Google estaria ou não pensando em abrir uma loja física. A Bloomberg afirmava que sim, e que seria em Dublin. O plano, de fato, existia, mas o foco continuou nas lojas online e o estabelecimento comercial não foi aberto na Irlanda. Para ligeiro desgosto do Sinn Féin, a loja física virou realidade, mas em Londres.
Nesta quarta-feira, a empresa anunciou a inauguração da primeira Google shop, que vai servir de vitrine para vários produtos do Google, incluindo Chromebooks, aparelhos Android e aquela maravilha chamada Chromecast.
A primeira coisa a ser dita é que não vai ser como uma Apple Store. Será na verdade uma expansão do conceito loja-dentro-da-loja, que o Google já tinha e funcionava nas dependências da Currys PC World, uma espécie de Fast Shop dos britânicos.
"Estamos muito empolgados por anunciar espaço - o primeiro do mundo. Em Londres." - declarou o representante da empresa James Elias. Que continua: "O ritmo de inovação dos dispositivos que todos nós usamos é incrível, mas a forma como os compramos se mantém a mesma há anos."
Ok, eu discordo um pouco disso, de que a gente continua comprando da mesma forma, mas uma loja física permite que a gente teste o produto, sinta o peso na mão (ui), possa experimentar antes de comprar. Mas, pessoalmente, prefiro comprar online.
"Com a Google shop, queremos oferecer às pessoas um lugar onde eles possam se divertir, experimentar e aprender sobre tudo o que o Google tem a oferecer. A partir de uma incrível gama de dispositivos, para uma vida totalmente conectada com o mundo online."
Touché.
Como eu disse, a companhia já possuía uma espécie de loja conceito lá dentro da Currys PC World de Londres, desde 2011, e vinha testando a ideia desde então, mas focada principalmente nos Chomebooks. Agora a parada tem muito mais com cara de loja mesmo, e com um catálogo de produtos bem mais variado.
Veja algumas imagens:
E não é só isso. Como bem mostrou a repórter Sara Sjölin em seu tweet, o doodle do Pac Man está disponível para quem quiser jogar:
Outra coisa bem legal é o que eles estão chamando de Portal, uma tela enorme na qual as pessoas podem "voar" pelo planeta através do Google Earth:
Sei lá. Por um lado, me parece aqueles espaços que a Samsung, ou mesmo a Apple, usam dentro de mercados como a Target ou a BestBuy. Por outro, e usando também o exemplo da BestBuy, temos a Magnolia, loja focada em TVs e sistemas de som com o máximo de qualidade. Loja dentro da loja e que funciona muito bem.
De qualquer forma, essa modalidade de loja-experiência parece ter agradado o Google, que pretende lançar ao menos mais duas unidades como essa em outras cidades do mundo. Não sabemos ainda onde elas serão abertas. Espero que num futuro não tão distante a gente possa ter uma delas no Brasil.
Fonte: Google.