Meio Bit » Arquivo » Hardware » Da série “qual a necessidade?”: escova elétrica Oral-B com Bluetooth

Da série “qual a necessidade?”: escova elétrica Oral-B com Bluetooth

Oral-B embarca na onda da Internet das Coisas (Inúteis) e apresenta escova de dentes elétrica com conexão Bluetooth e funcionalidades questionáveis

9 anos atrás

oral-b-001

Nós que gostamos de falar sobre tecnologia nos empolgamos demais com coisas legais e torcemos o nariz para outras que não fazem sentido, principalmente quando algo que poderia sim ser útil é distorcido pelo marketing.

Vide a Internet das Coisas por exemplo. O conceito é excelente, conectar coisas que não imaginávamos tempos atrás pode ser muito útil em diversos casos, vide os exemplos que o Cardoso testemunhou na PTC Tech Day. Mas aí entram os marqueteiros, que querem vender o peixe de que tudo na sua casa é obsoleto e precisa estar conectado. Isso leva a coisas como as lâmpadas inteligentes, uma geladeira tuiteira e uma máquina de lavar que posta no Facebook.

A mais nova a entrar nesse filão é a Oral-B, com sua escova de dentes Bluetooth (eu sei, piada pronta).

oral-b-003

A Oral-B Smartseries 7000 é uma escova de dentes elétrica como qualquer outra da empresa que faz o que se propõe muito bem: manter a higiene da sua boca nos trinks. Longe de mim criticar a qualidade do hardware, o Nick testou uma no fim de 2014 e adorou. Disso não há o que reclamar; a bateria dura dez dias, vem com três cabeças-refil, base para recarga por indução e bolsa para viagem, o básico e não precisa mais do que isso.

O caso é que a Oral-B tentou consertar algo que não estava quebrado. A Professional Care 5000 vinha com um timer digital, para ajudar o usuário a escovar os dentes como os dentistas recomendam. A SmartSeries 7000 também vem com o dito Timer, mas agora ela se conecta ao seu smartphone via Bluetooth 4.0 e o app além de fazer o mesmo que a dita ferramenta exibe notícias, previsão do tempo, slides da National Geographic e outras informações dentro do ciclo de escovação de dois minutos.

oral-b-002

Ele também armazena o histórico de escovações e pode ser customizado com programas sugeridos por seu dentista, de modo a personalizar o uso. Pra mim um monte de groselha desnecessária, sendo que é preciso apenas que a escova seja uma boa… escova. As únicas coisas que ela faz a mais em comparação à Professional Care 5000: limpeza profunda e limpeza de língua.

Por US$ 220 eu preferia que ela escovasse meus dentes sozinha, porque esse é um caso de produto “inteligentificado” sem a menor necessidade. E infelizmente cada vez mais veremos coisas do tipo, o que prejudica a visibilidade de projetos sérios.

relacionados


Comentários