Ricardo Fraga 8 anos atrás
Abandonado desde 2006, o futuro do Google Talk (Gtalk para os íntimos) sempre foi incerto. No início de 2013, durante o evento para desenvolvedores da gigante das buscas Google I/O, a cova do Gtalk começou a ser cavada quando a empresa anunciou o lançamento do Hangouts. Desde então, praticamente nada sobre o bom e velho IM foi falado, até que, no final de outubro do ano passado, a empresa anunciou que ele seria descontinuado em “aproximadamente dois meses”.
Nesta segunda-feira, pouco mais de três meses após o anúncio inicial, os usuários do Gtalk para Windows começaram a receber a triste mensagem informando quando será o sepultamento dele: 16 de fevereiro, daqui a uma semana. Na mensagem recebida, os usuários são convidados a baixarem o Hangouts para Chrome. Caso não queiram instalar a extensão, poderão continuar utilizando o bate-papo por dentro do Gmail e Google+.
O Google não falou nada sobre um possível fim do acesso ao serviço de IM da empresa via XMPP. O silêncio da empresa me faz acreditar que os aplicativos de terceiros poderão continuar utilizando o serviço, até mesmo porque, na minha opinião, seria uma grande burrice forçar todo mundo a usar, exclusivamente, as soluções oficiais oferecidas.
O Hangouts é, sim, um serviço de comunicação instantânea muito bom, mas, perto de um WhatsApp ou Telegram da vida, ainda tem que comer muito pão de queijo arroz com feijão. A ausência de uma opção de pesquisa nativa é um absurdo, assim como a impossibilidade de enviar outros tipos de arquivos que não sejam imagens.
Espero que, com a morte oficializada do Gtalk, o Google dê um pouco mais de atenção ao Hangouts e permita que ele lute, de igual para igual, com outros serviços similares.
Fonte: AndroidHeadlines.
Agradecimentos à querida Iasmim Ribeiro pela imagem em português.