Meio Bit » Arquivo » Ciência » RIP Jornalismo: desculpe Band, Obi-Wan está errado, é uma Lua sim

RIP Jornalismo: desculpe Band, Obi-Wan está errado, é uma Lua sim

O que é o que é? Uma coisa cinza, redonda que surge no horizonte. Se seu QI é maior do que a temperatura ambiente em Hoth provavelmente respondeu “A Lua”. Já se você for jornalista da BandNews está pulando apontando: “É UM OVNI! É UM OVNI!”

9 anos atrás

ThatsNoMoon

Toda profissão tem seu lado idealizado. Nenhum médico é como House, nenhum soldado é como Chuck Norris, nenhum advogado é como o Al Pacino, nenhum blogueiro é como a Sandra Bullock, e nenhum jornalista é como Will McAvoy. Só que mesmo assim nós insistimos em cobrar das pessoas que alardeiam os ideais de sua profissão. Blogueiro não, que não tem ideal, mas do Jornalismo.

Aquela coisa da ética, da busca pelos fatos, de confrontar os entrevistados, isso é muito legal. Triste é perceber que hoje jornalismo é uma piada, como evidenciado pela BandNews, nesta matéria aqui:

nasa

I Want To Believe Because I Am A Retard

O experimento em questão é o High Definition Earth Vieweing, o melhor screensaver do Universo, como já publicamos no MeioBit. A NASA está transmitindo continuamente vídeo da Terra, de várias câmeras na Estação Espacial Internacional, em alta definição. A cada 2 minutos mais ou menos a câmera é trocada. De vez em quando a transmissão cai, por falta de cobertura (entram em área da TIM) ou quando precisam de banda extra pra algo mais útil, como subir um torrent de Gravity e apavorar todo mundo.

A BandNews, claro, não sabe nada disso. Alardeiam que um OVNI teria sido captado por uma das câmeras, e a imagem imediatamente cortada, provavelmente pelo reptiliano illuminati que controla os livefeeds da NASA. O tal vídeo? Esta bosta aqui:

Streetcap1 — Grey Object seen and Nasa HD Cam cuts off quickly. HD

UAU, NOSSA! De onde veio isso? Qual a fonte da BandNews? NASA? ESA? JPL? INPE? Neil DeGrasse Tyson? O espírito de Carl Sagan baixando no Centro Espírita do Pai Xoxó? O Datilógrafo? EU?

Não. Uma bosta chamada The Inquisitr News.

Agora vejamos… qual o mais provável? Um objeto extremamente próximo a ISS é caso de alerta máximo. Como nada foi feito em termos de procedimentos de emergência, talvez seja algo mais rotineiro. Hummm. Há algum objeto cinza redondo que surja no horizonte com regularidade? Algo que se pareça com este OVNI?

ehaluasuabesta

Fora a mãe de quem fez o artigo, eu diria… Que tal esta imagem?

MoonriseOverNewBrunswick

Entendeu? Vou ampliar mais um pouco.

ENHANCE!

iss_moonrise_jan2011

Exato, como você, leitor do MeioBit, inteligente e bem informado deduziu assim que leu o título, os retardados estão chilicando por causa da LUA.

“Ah, mas ela está muito pequena, a Lua é enorme!”

Com certeza, são quase 11 mil quilômetros de circunferência, mas o diâmetro angular dela varia ente 29,3 e 34,1 minutos de arco. Ou seja: um tiquinho maior que meio grau. Se você colocar cópias da Lua no Céu, lado a lado, precisará de 360 Luas alinhadas para cobrir uma linha imaginária de um horizonte ao outro.

Nós vemos a Lua como algo grande por um motivo simples: nosso cérebro é um lixo para estimar tamanhos e distâncias além de alguns metros. Sem referenciar lembramos da Lua como enorme, e as fotos com teleobjetivas ajudam na Ilusão.

Quando encontrar a mais estupenda e gigante Lua Cheia que puder, estique o dedão. você tapará a Lua com folga.

“Mas se fosse assim haveria um monte de vídeos parecidos da suposta Lua vista do espaço”

E hão. Veja este belo exemplo:

imstillucalien — May 12, moonrise time lapse from the ISS in high definition.

Aqui um melhor ainda, onde o tal “OVNI” aparentemente acompanha a ISS, esse é especialmente bom para quem não entende o conceito de paralaxe, movimento relativo e DISTÂNCIA:

isthisodd — Moon rises on ISS Live Feed

Eu não sei se a BandNews ganha por clique, não sei se o estagiário tem alguma birra em pesquisar mais de 15 s no Google, talvez seja uma organização noticiosa comandada por ufeiros. Só sei que [casoy mode on] é uma VERGONHA [/casoy mode off] você se dizer JORNALISTA e publicar esse tipo de LIXO.

Não dá para confiar em uma organização que não faz um mínimo de pesquisa, repassa matérias de tablóides, e ainda por cima comete asneiras como dizer:

Após o corte súbito das imagens, a Agência Espacial Americana, como de costume, não explicou o que causou o suposto problema com o vídeo nem mencionou o Óvni.”

A NASA não explicou o “corte súbito”? Bem, no próprio vídeo dos ufeiros mal-caráter há um zoom onde você consegue ver parte da mensagem da NASA, exibida quando o sinal sai do ar momentaneamente. Nele eles explicam que a imagem pode sumir por perda de sinal ou durante a troca de câmeras.

Quanto ao OVNI, a NASA realmente não explicou, eles estão acostumados a lidar com gente inteligente, não retardados que não conseguem reconhecer o próprio satélite natural.

P.S.: se clicar na matéria da BandNews por favor imploro → não leia os comentários.

relacionados


Comentários