Meio Bit » Arquivo » Games » Loading Screen, Namco e a expiração de uma patente

Loading Screen, Namco e a expiração de uma patente

Lembra da tela de carregamento do primeiro Ridge Racer, onde podíamos jogar o clássico Galaxian? Pois ela rendeu o registro de uma controversa patente à Namco, que expirará no final deste ano.

9 anos atrás

galaxian

Quando o 3DO, o PlayStation e o Sega Saturn chegaram ao mercado, os jogadores passaram a conviver não apenas com sons e gráficos muito superiores aos das geração passada, mas também com as irritantes e onipresentes telas de carregamento. Aquele era um preço que tínhamos que pagar para termos todas as maravilhas oferecidas pelos CDs e para tentar amenizar o sofrimento da espera, algumas empresa tentaram usar maneiras criativas para nos entreter.

Quem jogou o primeiro Resident Evil certamente lembra da animação das portas se abrindo quando passávamos para outro cômodo da casa, recurso que muitos achavam que estava ali para aumentar a imersão, mas que no fundo se tratava de um carregamento disfarçado. Porém, a empresa que mais se destacou neste sentido provavelmente foi a Namco.

Ao lançar o divertidíssimo Ridge Racer para o primeiro console da Sony, lá em 1995, e temendo reclamações pela demora até que as corridas começassem, a desenvovledora japonesa decidiu fazer com que a tela de carregamento fosse mais interativa, permitindo que os jogadores se divertissem com um clássico dos arcades dos anos 80.

Estávamos pensando, ‘de alguma forma temos que fazer com que este tempo de espera seja mais divertido,’” explicou Yozo Sakagami, um dos responsável pelo jogo de corrida. “Como eu estive na equipe que fez o arcade Galaxian, decidi incluir esta excelente criação em homenagem ao meu antigo chefe.

A ideia fez tanto sucesso que a Namco a aproveitou em vários outros títulos, mas o que poucas pessoas sabem é que a empresa chegou a patentear a utilização de “jogos auxiliares” enquanto o principal fosse carregado, registro este que expirará nos próximos meses quando, quando a patente completará 20 anos.

Foi por este motivo que mais empresas não aproveitaram o conceito em suas criações, mas isso não impediu que um ou outro estúdio o explorasse. Como a patente tinha alguns pontos questionáveis, mesmo porque a ideia já havia sido utilizada anteriormente, é muito provável que a Namco tenha feito vista grossa para esses “rebeldes”, possivelmente por medo de perder o seu registro e convenhamos, por saber que isso não tornaria um jogo melhor ou pior, muito menos a afetaria em nada.

Embora existam exceções, hoje o tempo de carregamento nos jogos não chega a ser tão incomodo quanto na década de 90 e por isso pode ser que a expiração de tal patente não signifique a substituição do famoso "Now Loading…" por vários minigames. Contudo, se a partir do ano que vem essa técnica se espalhar pelo mercado, lembre-se da Namco, do Ridge Racer e dessa curiosa patente.

Fonte: Gamasutra.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários