Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Quem está sempre correndo para cima e para baixo e depende de um desktop para trabalhar ou manter seus arquivos armazenados geralmente faz uso de ferramentas de acesso remoto. O Team Viewer, o LogMeIn e outros já são bem populares nesse ramo, mas o Google julgou que poderia também morder esse mercado e lançou em 2014 o Chrome Remote Desktop, uma extensão para seu navegador que permite que o usuário acesse seu computador de qualquer outro.
Depois de nove meses em que só se podia usar o programa através de outro desktop ou do Android, Mountain View acordou e disponibilizou o app mobile também para iOS.
A configuração do Chrome Remote desktop é bem simples: em primeiro lugar é preciso instalar a extensão do Chrome, e através dela baixar e instalar o cliente de acesso remoto. Uma vez no computador basta logar com sua conta do Google e atribuir um PIN, que será usado para reconhecer outros dispositivos e permitir o acesso.
A partir daí, tanto para usuários de Android quanto iOS o procedimento é o mesmo: baixe e instale o app (aqui ou aqui), entrar com o PIN e pronto, você estará conectado. É possível assumir total controle do PC ou Mac em que o cliente está instalado, assim como qualquer outra ferramenta similar permite: mouse ou teclado, você escolhe.
O Chrome Remote Desktop é otimizado para iPhone do 5 em diante, entretanto pode ser perfeitamente utilizado no iPad. A única exigência é iOS 7.0 ou superior. Já a versão de Android roda em dispositivos a partir do Android 4.0 Ice Cream Sandwich.