Meio Bit » Arquivo » Internet » Novo sistema de IA do Google vai enfim substituir o CAPTCHA

Novo sistema de IA do Google vai enfim substituir o CAPTCHA

Aparentemente simples, sistema do Google que visa substituir o CAPTCHA analisa o que o usuário fez antes e depois de clicar a fim de detectar bots

9 anos atrás

O Google vinha trabalhando para aprimorar os algoritmos do Street View tempos atrás, e fez isso tão bem, mas TÃO BEM que acabou por tabela destruindo todos os CAPTCHAs: o sistema ficou tão bom que ele é capaz de identificar qualquer combinação com até 99,8% de precisão. Isso gerou um problema, e Google e reCAPTCHA Team estavam trabalhando para resolver.

Agora surge a solução: Mountain View apresenta uma ferramenta que apesar de simples, possui um trabalho de primeira em termos de inteligência artificial por trás.

Numa primeira olhada você não daria nada, é apenas uma caixa com uma opção de clique, onde o usuário afirma que “não é um robô”. Entretanto a beleza da coisa reside em suas entranhas: o Google explica que utiliza técnicas de análise de risco, portanto a IA da ferramenta analisa tudo o que o usuário fizer antes, durante e depois de clicar no link, de forma a identificar com precisão se o que está do outro lado é um ser humano ou um bot.

google-recaptcha

A ferramenta já foi introduzida em diversos sites — o Snapchat é um exemplo — mas ainda não invalidou o uso do CAPTCHA: de acordo com a postagem, em determinadas situações quando o algoritmo não for o bastante para determinar a identidade do usuário, as mensagens distorcidas poderão reaparecer. As ferramentas de identificação serão as mesmas: digitar os números de uma residência das milhões que o StreetView escaneou, ou no mobile clicar em na imagem certa.

Isso vai dificultar o trabalho dos hackers cada vez mais, pois se a ferramenta do Google consegue rastrear o comportamento errático de um usuário humano, fazer um bot se passar por uma pessoa ficará ainda mais complicado. Ainda bem, pois era evidente que as mensagens digitadas não iriam mais se manter seguras para sempre, depois que o Google quebrou o CAPTCHA sem intenção.

Fonte: GOM.

relacionados


Comentários