Meio Bit » Arquivo » Mobile » Criptografia do Android 5.0 está causando problemas de performance

Criptografia do Android 5.0 está causando problemas de performance

Descoberta relação entre problemas de performance em alguns aparelhos rodando Android 5.0 Lollipop e criptografia padrão, que não pode ser desativada

9 anos atrás

android-lollipop

O fato do Android 5.0 Lollipop e do iOS 8 contarem com criptografia padrão pode estar tirando o sono das autoridades norte-americanas, mas em tempos de NSA, Snowden e etc. adicionar mais uma camada de segurança nos dados dos usuários é algo importantíssimo, ainda que isso não seja feito principalmente porque as empresas são boazinhas (na verdade elas não querem ser coniventes com órgãos governamentais).

Só que tudo está bem quando funciona bem, e não é o que está acontecendo com o robozinho do Google.

O grande problema repousa na velocidade de leitura e escrita dos modelos Nexus que já estão rodando o Android sabor pirulito. O pessoal do AnandTech fez alguns testes com dois Nexus 6, um com criptografia e outro sem (solicitado para o teste) e dois Nexus 5, um com o Android 4.4 KitKat e outro já atualizado e com o recurso ativado. Foi observado que os modelos sem a criptografia eram mais velozes em geral, mas a diferença mais sentida foi notada no Nexus 6: a leitura de dados aleatória chega a ser três vezes mais lenta com a proteção ativa.

anadtech-tests-android-lollipop-cryptography

Isso levou à equipe do AnandTech acreditar que a criptografia é a grande responsável por todos os problemas de performance que os Nexus 6 e 9 vêm apresentando. O pior é que o recurso é ativado por padrão em dispositivos novos com o Android 5.0 instalado, e o Google não pretende disponibilizar uma forma de desligar a criptografia. Já no caso de um aparelho antigo atualizado ainda é possível desativar o feature e voltar o estado normal. Aos donos de Nexus 6 a única alternativa é instalar uma ISO modificada, o que exige o desbloqueio do bootloader do aparelho.

É bom lembrar entretanto que os problemas de performance ficam mais evidentes em casos quando os smartphones precisam executar diversas tarefas ao mesmo tempo, rodar games e etc., e no geral a maior parte dos usuários não sentirá os efeitos do problema. Por outro lado, o pessoal do XDA que está trabalhando numa forma de fornecer ao usuário uma ferramenta para desligar a criptografia relataram que o recurso consome mais bateria, mas isso era até esperado.

Fonte: AT.

relacionados


Comentários