Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
A internet ficou em polvorosa sem muito motivo ontem, quando o WhatsApp anunciou uma nova, esperada e controversa (pelos motivos errados) atualização: até então quando você enviava uma mensagem você só tinha certeza de duas coisas: se ela saiu do seu smartphone ou se ela chegou ao destinatário. Agora o app passa a avisar quando o contato leu o que você escreveu.
E claro, com isso começou o festival de besteirol.
A forma como o WhatsApp passa a fazer isso é adicionando uma nova notificação de status: quando o seu contato ler o que você escreveu os dois tiques originais mudam para uma cor azul. Portanto a sequência das notificações passa a ser assim:
Além disso é possível verificar exatamente a que horas o contato visualizou a mensagem que você enviou. Basta clicar nela por alguns segundos e clicar na opção Informações acima (a bolinha com um "i") isto é o que segue:
Claro que isso deu início a uma confusão dos diabos na internet, pois se você envia uma mensagem para uma pessoa e ela a viu, a resposta óbvia seria que ela respondesse de imediato. Isso é algo que o Facebook Messenger faz, o Hangouts também. Pessoas desesperadas (ou que não tem mais o que fazer) estão dizendo que isso será o fim de inúmeros relacionamentos, essas coisas. Só digo uma coisa: se não responder uma mensagem vista na hora pode acabar com um namoro, é porque ele já não estava bem há muito tempo.
A questão é o motivo que levou o WhatsApp a introduzir a novidade. Há indícios que a mudança seria uma forma de se adequar à futura introdução da função de ligações gratuitas pela internet. O site holandês Droidapp teria colocado as mãos em alguns ícones que o WhatsApp vai utilizar, indicando que a interface será bem próxima do que é visto nos ícones de chamada do iPhone:
O mais provável é que o WhatsApp esteja buscando uniformizar as comunicações na aplicação, de forma que mensagens e chamadas não se tornem diferentes demais. De qualquer forma o fato de seu contato ter visto sua chamada e não ter respondido pode ter inúmeros motivos, mas isso não é motivo para iniciar a Terceira Guerra Mundial.
Fonte: W.