Carlos Cardoso 8 anos atrás
Quando o Irã anunciou seu caça stealth de última geração os especialistas riram, disseram que parecia um aeromodelo, que pelo tamanho o piloto ficaria com os pés pra fora. Em resposta o governo de Teerã publicou uma imagem do tal caça em vôo, que 5 min depois foi desmentida como um Photoshop dos mais safados. Não foi a primeira vez. Também photoshoparam lançamento de mísseis e até um drone japonês.
A China costuma colocar políticos em lugares onde não estiveram, como zonas de desastres. A Melhor Coréia photoshopa exercícios militares e o Grande Líder,
Em comum temos países com controle estrito da imprensa, com governos totalitários e onde a opinião pública não é estimulada a se manifestar. Isso cria um ethos onde as pessoas em posição de poder se acham muito mais poderosas do que realmente são, redefinindo a realidade. Para eles alterar uma imagem de uma panificadora para encher as estantes de pães é o mesmo que alimentar o povo.
No mundo livre esse tipo de redefinição da realidade é mais raro, mas de vez em quando um burocrata mais megalomaníaco se deixa levar, e o resultado é mais divertido ainda do que quando acontece com países tipo a Melhor Coréia.
Foi o caso do Canadá.
Mesmo que se resumisse a Chris Hadfield, o programa espacial canadense já seria vencedor, mas vão muito além disso. Eles são responsáveis, entre outras coisas pelo braço robótico dos ônibus espaciais E o da Estação Espacial Internacional. Sem ele nenhum Dragon ou Cygnus teria acoplado. Pois bem; um sujeito descobriu em vários sites oficiais do Governo a seguinte foto:
Se você clicar para engrandalhecer a foto e reparar no logo, perceberá que é um Photoshop descarado. Não, é praticamente um Paint. Quase um GIMP.
Uma pesquisa rápida revelou outra foto do mesmo conjunto:
A imagem é do astronauta Stephen Robinson, na missão STS-114 do Ônibus Espacial, em 2005.
O pessoal que cobre tecnologia espacial, que é especialmente chato com falsificação de imagens, não gostou nada. O governo canadense está sendo ridicularizado, ainda mais quando há literalmente milhares de fotos onde o logo do Canadá é perfeitamente visível:
No melhor estilo Melhor Coréia, o Canadá está ignorando os sites denunciando a falsificação da imagem. De sua parte apenas estão removendo silenciosamente as ocorrências em páginas oficiais. Astrônomos principalmente não acharam graça. Ciência não se faz embelezando maquiando ou falsificando dados, e se o próprio Governo não entende isso…
Fonte: The Economist.