Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo estuda acabar com travas de região

Nintendo estuda acabar com travas de região

Presidente da Nintendo admite a possibilidade da empresa deixar de incluir trava de região nos seus consoles, mas avisa: muitos problemas terão que ser resolvidos para que isso aconteça.

9 anos atrás

wii-u-region-lock

Tudo bem, as empresas podem alegar que existe toda uma questão de proteção de mercado e em alguns casos até cultural, mas uma das coisas que sempre mais me irritaram nos videogames é a maldita trava de região. Como é frustrante saber que um jogo não foi lançado no país em que o seu console foi fabricado, especialmente quando existem versões em inglês desses títulos, mas uma fabricante que teima em bloquear seus aparelhos é Nintendo.

Se pegarmos o Wii U e o 3DS, eles são atualmente os únicos videogames que ainda contam com travas de região e no caso do portátil essa limitação é ainda pior, já que teoricamente se trata de algo que deveria ser bastante aproveitado por quem viaja de um país para outro. Enfim, a boa notícia aqui é que de acordo com o presidente da BigN, esta estúpida tática pode estar com os dias contados.

O mercado de games tem um histórico de levar um longo tempo, entre outras coisas, com a localização, como ter que lidar com vários problemas de marketing em cada país em particular ou jogos que usam conteúdo licenciado que não se aplicam globalmente e todos esses tipos de circunstâncias, por assim dizer. Essa trava de região tem existido por circunstância do lado dos vendedores, aos invés do bem do cliente…

Para que isso seja levado adiante, para desbloquear para o benefício dos consumidores deve haver benefício para nós também. Por outro lado, o desbloqueio exigirá que vários problemas sejam resolvidos, então embora eu não possa dizer se pretendemos ou não acabar com a trava, percebemos que isso é uma coisa que precisamos considerar no futuro.

Ou seja, esta é apenas a Nintendo sendo a Nintendo, chegando tarde na festa, não dando muitas informações sobre como pretende resolver um problema admitido por eles mesmos e isso me leva a crer que mesmo que o fim da trava de região seja adotada por eles, e acho que realmente acontecerá, não deverá acontecer tão cedo, provavelmente só nos próximos videogames.

No fundo entendo o comentário de Satoru Iwata, pois devem existir contratos que os impedem de tomar uma atitude mais rapidamente e para as revendas o fim da trava de região deve ser mesmo algo que assusta. Contudo, se Sony e Microsoft já eliminaram isso, no caso da empresa japonesa desde o PlayStation 3, porque a casa do Mario demorou tanto? Bom, é apenas a Nintendo sendo a Nintendo.

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários