Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Copresence seria uma resposta ao AirDrop da Apple

Google Copresence seria uma resposta ao AirDrop da Apple

Copresence: sistema de comunicação e compartilhamento multiplataforma seria uma resposta (e uma evolução) ao AirDrop, recurso exclusivo para Mac e iOS

9 anos atrás

google-copresence

Fato: o Android Beam é uma forma extremamente prática de compartilhar arquivos entre dispositivos Android (desde que ambos os aparelhos tenham NFC), mas para o Google isso não é o bastante, principalmente se olharmos para o Apple AirDrop. Só que a companhia está trabalhando num serviço que funcionaria de forma semelhante e que contaria com uma vantagem: ser multiplataforma.

A ideia principal do assim chamado Google Copresence, segundo dados encontrados no .apk da versão mais recente do Google Play Services (com imagens, diversas imagens) e um par de APIs relacionadas no canal do Chromium é ser um serviço de comunicação multiplataforma, permitindo que dispositivos iOS e Android troquem dados entre si de forma tão simples como o AirDrop: para utilizar o serviço da Apple basta que todos os dispositivos estejam próximos com Wi-Fi e Bluetooth ligados, para que os usuários possam trocar itens entre si. Ele pode inclusive ser baseado em localização, avisando ao usuário quem está por perto — semelhante a um recurso do Google chamado “Nearby” que o Android Police descobriu em junho. O Copresence pode ser uma evolução do mesmo.

Tanto lá como cá, a ideia é evitar o famigerado “me envia por e-mail” e permitir que as pessoas troquem dados uns com os outros de forma rápida, prática e sem sujeira — ou empecilhos. Não é como serviços de nuvem, a ideia é conectar pessoas que estejam próximas umas das outras. Como o Google está trabalhando nua solução cross-platform, supõe-se que dispositivos Windows, Chrome, Android, Mac e iOS poderão todos entrar na festa — desde que uma ou outra empresa não coloque obstáculos.

Isso mostra também o quanto o Google, diferente da Apple não tem a menor intenção em manter suas funcionalidades apenas para si; se bem implementado o Copresence pode de fato ser um concorrente à altura do AirDrop, com a vantagem de não se limitar a um grupo selecionado de usuários — todos vão poder brincar.

Fonte: GOM.

relacionados


Comentários