Ricardo Fraga 8 anos atrás
De acordo com o Google, a América Latina conta, atualmente, com mais de 300 milhões de usuários conectados à internet, o que representa mais da metade de toda a população da região. Como a empresa depende muito da qualidade da conexão para que os usuários possam ter uma boa experiência com os seus produtos e serviços, o Google investe continuamente na conectividade mundial.
No início de agosto, a empresa anunciou a construção de um cabo submarino interligando os Estados Unidos e o Japão em um investimento de US$ 300 milhões. Nesta quinta-feira, foi a vez da América Latina — mais especificamente o Brasil — ser contemplada com um novo anúncio da empresa.
Segundo Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina, o Google fechou uma parceria com as empresas Algar (Brasil), Antel (Uruguai) e Angola Cables para a construção de um novo cabo submarino interligando os Estados Unidos ao Brasil. Com 10.556 quilômetros, o cabo sairá da cidade americana de Boca Raton, na Flórida, com destino a Santos, no litoral de São Paulo, dando uma passadinha por Fortaleza.
Diferentemente do caso do Japão, a empresa não forneceu os valores do projeto, mas garantiu que há um custo de “dezenas de milhões de dólares” envolvido na construção e manutenção do cabeamento. O projeto terá início imediatamente e a previsão do término da construção é 2016. Quando em operação, o novo cabo (composto de seis pares de fibra óptica) elevará a velocidade de conexão da rede em 64 Tb/s.
Só resta esperar que os nossos tubarões sejam mais bonzinhos do que estes aqui.
Fonte: Google e SubCom.