Meio Bit » Arquivo » Ciência » Estatístico tentando prever o futuro de Game of Thrones (Bwa-haha-ha!)

Estatístico tentando prever o futuro de Game of Thrones (Bwa-haha-ha!)

Um estatístico da Nova Zelândia tenta prever o futuro de personagens de Game of Thrones. Boa sorte pra ele! :-)

9 anos e meio atrás

game_of_thrones

Menina Daenerys desperta tanto amor quanto ódio entre os fãs da série.

Você está desesperado esperando por novidades sobre o próximo livro da saga das Crônicas de Gelo e Fogo? Então você está com sorte. No que parece ser o primeiro trabalho matemático a incluir um alerta de spoilers, um estatístico neozelandês criou um modelo para prever o que está por vir nos capítulos finais da saga.

A gigantesca saga de George R. R. Martin é dividida em capítulos contados sob a perspectiva de diferentes personagens. Richard Vale, um estatístico da Universidade de Caterburry, usou um método chamado previsão Bayesiana para descobrir quantos capítulos é provável que cada personagem terá e qual a probabilidade de cada um morrer.

A previsão Bayesiana usa o conhecimento do passado para tentar prever o futuro. Por exemplo, se um rei menino começa a ter mais e mais capítulos em cada livro, é razoável esperar que ele tenha ainda mais nos próximos livros. Se um certo cavaleiro tem muitos capítulos nos primeiros três livros, mas poucos ou nenhum no quarto e quinto, pode-se esperar que ele apareça ainda menos no futuro. E claro, se um personagem morre (ou pode morrer em um livro futuro), as chances de ele aparecer novamente são muito remotas. Esse mesmo método matemático de fazer previsões ajuda os robôs aspiradores (meu sonho de consumo) a navegar pela sala e cientistas cognitivos a entender as escolhas humanas.

Vale diz que a probabilidade de um personagem conseguir pelo menos um capítulo nos próximos livros representa mais ou menos a probabilidade de que o personagem ainda está vivo (por enquanto). É claro que o modelo não leva em conta a crueldade de Martin.

UM SPOILER: Eddard Stark teve muitos capítulos do primeiro livro, mas os leitores e telespectadores sabem como isso acabou.

O modelo tem outras imperfeições, a mais notável é que ele não leva em conta o enredo dos livros anteriores, apenas os títulos dos capítulos. Ele também não considera que se um personagem é mostrado muito, os outros podem apenas estar sendo poupados (uops!) para o futuro. E claro, também não considera que novos personagens podem ser introduzidos.

Mesmo assim, é até legal especular que poderemos ler mais sobre Jon Snow e Daenerys, e menos sobre Sir Davos (ô personagem chato). Will Vale espera poder revisar o modelo que criou e ver o quanto de acerto consegue com a publicação do próximo livro da série: Winds of Winter (Ventos do Inverno, mas ainda sem tradução oficial).

Boa sorte tentando prever um livro como Game Of Thrones (cara de George R. R. Martin macabro!).

Screen Shot 2014-09-25 at 12.23.52 PM_1

Probabilidades: quantos capítulos cada personagem terá em “Winds of Winter”? A altura da barra sobre cada número representa a probabilidade de um personagem conseguir aquele número de capítulos. Se a barra atinge a ‘0,5’; a chance é de 50%. Se atingir “1”, é certo que o personagem terá aquele número de capítulos.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários