Meio Bit » Arquivo » Ciência » Veja como a Rosetta vai se espatif… digo, pousar no cometa

Veja como a Rosetta vai se espatif… digo, pousar no cometa

Sonda Rosetta finalmente descobre um lugar adequado para tentar o pouso no cometa 67P.

9 anos e meio atrás

philae landing

Simulação de como a sonda ficará posicionada após o pouso.

A Agência Espacial Européia finalmente escolheu o alvo para o impact… digo, pouso da sonda Rosetta. Depois de uma jornada de dez anos, ela finalmente chegou ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (tente falar 3 vezes sem engasgar). Desde que chegou, a sonda tem orbitado o cometa, tirando fotos que ajudaram os engenheiros na Terra a decidir o melhor lugar para bate… digo, pousar no cometa.

Escolher o lugar para se choca… digo, pousar, não foi fácil e o processo se complicou ainda mais devido ao estranho formato do cometa. Dos cinco alvos (que escolha de palavras) em potencial, a equipe decidiu mirar (rá) onde eles chamam de “Local J”, um lugar relativamente plano na ponta do cometa. O módulo de pouso, chamado Philae, de 100 kg acertará, digo, tentará o pouso em 11 de novembro.

rosetta landing

O detalhe de onde será o impact… digo, pouso da Rosetta.

Os cientistas esperam um pouso não muito tranquilo (viu, VIU!), pois o cometa é cheio de depressões, bordas e elevações. As análises primárias sugerem que a chance de dar merd… digo, de haver algum problema com o pouso é de 25-30% (um pouco pior do as chances de um voô da comercial cair, ou pior).

Se o pouso for bem sucedido, Philae fará diversas análises para tentar saber como o sistema solar foi formado. Como a órbita do cometa o trará cada vez mais próximo do Sol, conforme ele esquentar o gelo que o forma começará a evaporar e analisando este vapor, a sonda terá ainda mais pistas sobre o passado do nosso lar sideral.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários