Meio Bit » Arquivo » Internet » Leia a íntegra das palestras de Richard Feynman na faixa

Leia a íntegra das palestras de Richard Feynman na faixa

Comemore: os três volumes com a íntegra das palestras ministradas pelo Dr. Richard Feynman na CalTech nos anos 60 são disponibilizados para consulta pública

9 anos e meio atrás

Richard-Feynman-Messenger-Lectures-TUVA-Project

O Dr. Richard Feynman (1918-1988), um dos gurus da Teoria Quântica, da Nanotecnologia e agraciado com o Nobel de Física em 1965 é talvez uma das maiores autoridades do campo em todos os tempos. Dono de uma maneira de ensinar ímpar, ele deu palestras antológicas explicando conceitos básicos de sua área de atuação com uma naturalidade que só é comparável a de Carl Sagan quando o mesmo falava de Astronomia e Astrofísica. Não  é de se estranhar portanto que os vídeos de suas apresentações na California Institute of Technology (vulgo CalTech) sejam tão famosos até hoje.

Os  vídeos das palestras até estão disponíveis online, entretanto o bruto de todo o conhecimento que ele compartilhou com os alunos da CalTech se encontram na coletânea de três volumes  The Feynman Lectures on Physics, talvez uma das coleções de física mais lidas e essenciais para quem quer entender mais sobre o assunto. O grande problema é que os livros não são tão acessíveis assim: como qualquer material técnico eles são caros pra chuchu, mas acredito eu que Feynman gostaria que mais e mais pessoas tivessem acesso a seu material, até porque ele utilizava de uma linguagem acessível a todos.

Felizmente o pessoal do CalTech e do site Feynman Lectures também pensam assim. Portanto, a partir de agora qualquer um pode acessar o conteúdo integral de suas palestras num hotsite criado em parceria pelos dois grupos e montado em HTML5, permitindo que qualquer um com um pouquinho de curiosidade possa ler o trabalho desse educador excepcional na íntegra. E graças à escalabilidade, textos, imagens e gráficos podem ser ampliados sem distorções.

Assim como aplaudi de pé a iniciativa de Seth McFarlane que levou à criação do acervo digital de Carl Sagan, esta atitude do CalTech e do Feynman Lectures deve ser comemorada e mais do que isso, divulgada para todos: não é sempre que temos um material tão bom disponível de graça, fruto do trabalho de um dos maiores divulgadores científicos que já tivemos.

Fonte: CalTech.

relacionados


Comentários