Meio Bit » Arquivo » Hardware » Corvette 2015 vem com Modo Manobrista

Corvette 2015 vem com Modo Manobrista

Essa é pra você que detesta deixar o seu carro com o manobrista: o Corvette 2015 virá de fábrica com um modo que limitará o acesso do coitado aos seus pertences.

10 anos atrás

Ferris-Buellers-Day-Off-Valets

Talvez a parte mais traumatizante da vida de um dono de carro seja quando chegamos em um estacionamento com manobrista e percebemos que nosso possante, nosso amigo que ninguém mais dirige está nas mãos de um sujeito ranzinza que não irá se preocupar em acertar os espelhos, evitar o meio-fio ou alinhar as rodas com a calçada antes de fechar a porta, estragando assim todo o Feng Shui automobilístico.

Mais ainda: como o Fantástico mostrou em uma reportagem antiga, seus trocados desaparecerão, seu banco ficará desregulado e o odômetro marcará mais uns 500 km percorridos.

Para evitar esse tipo de problema um amigo meu fez uma coisa incrivelmente canalha, no bom sentido. A APR é uma empresa que vende módulos que fazem um jailbreak na central eletrônica do carro, liberando um monte de modificações, como remover o limitador de velocidade máxima, aumentar potência e torque e até liberar frenagem com pé esquerdo. Explico: em carros modernos no momento em que você pisa no freio o acelerador é desligado.

Essa técnica é comum em pilotos de corrida, eles freiam e aceleram ao mesmo tempo, mas em carros de passeio é arrojado demais, e proibido em software. Com o kit da APR, volta a ser liberado.

No Golf do meu amigo há um Modo Manobrista, que limita a potência do motor a 10% do normal. O manobrista sai achando que está digirindo o pior Golf do UNIVERSO, rastejando moribundo pelas ruas.

É uma solução parcial, mas agora a Chevrolet equipou a Corvette 2015 com um Modo Manobrista completo.

Protegido por uma senha o Modo Manobrista trava os compartimentos internos, como porta-luvas, trava o rádio, aciona gravador de vídeo e de áudio e inclui telemetria, com direito a parâmetros como posição via GPS, aceleração, marcha e velocidade, veja:

http://www.youtube.com/watch?v=HeO2dxH9tUI2015 Corvette Valet Mode: Exclusive to Corvette | Chevrolet

A parte ruim é que o sistema não limita a performance do carro, então ainda há um sério risco de você pegar o carro de volta e ter acontecido isto com ele:

Ferris Bueller's Day Off - Star Wars Ferrari Flight

O lado bom é que ao menos você terá uma prova do abuso sofrido.

Pessoalmente acho que seria mais prático instalar um MagnaVolt, a ser acionado se em Modo Manobrista o carro ultrapassar 30 km/h.

Magnavolt (RoboCop)

Fonte: EG.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários