Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft entra na festa dos apps Snapchat-like com o WindUp

Microsoft entra na festa dos apps Snapchat-like com o WindUp

Tem um Windows Phone e sente falta do Snapchat? Seus problemas acabaram! Microsoft lança o WindUp, app para seus smartphones com a mesma função

10 anos atrás

windup

Quando o Snapchat foi lançado, muita gente achou que a proposta de uma rede social baseada em enviar imagens programadas para se auto-destruir (na teoria, pelo menos) era uma ideia idiota. Entretanto a aplicação se tornou um sucesso e é até mesmo minimamente segura, já que avisa ao remetente quando o destinatário fizer um screenshot antes da foto sumir.

Ou seja, o app é baseado na confiança estabelecida entre os contatos a fim de compartilharem suas imagens mais quentes (claro, ainda dá para usar uma câmera externa e fotografar a tela, mas convenhamos, dá muito trabalho). Portanto, o usuário pode ficar seguro que se houver quebra de segurança, só será uma vez: basta filtrar o contato que capturou a tela.

Óbvio, uma rede tão grande atrai os olhos da concorrência. O Facebook bem que tentou, mas o Snapchat recusou uma oferta de aquisição de US$ 3 bilhões, o que levou à equipe de Mark Zuckerberg sair não com um, mas dois apps concorrentes: o Slingshot e o Bolt, esse último baseado no Instagram (e por enquanto disponível em poucos mercados). O interesse é legítimo: uma rede do tipo atrai muitos jovens, e o Facebook está sofrendo uma fuga de usuários dessa faixa etária. Como a rede do Zuck vive de coleta de dados, fornecer uma rede atraente para esse perfil de usuário chega a a ser essencial.

Claro que a Microsoft não ficaria de fora dessa festa. O Windows Phone não possui uma aplicação oficial do Snapchat (mas há clones, obviamente), entretanto a Microsoft Research está lançando para sua plataforma mobile o WindUp, que faz exatamente a mesma coisa: compartilhar vídeos, mensagens e fotos com seus amigos, definindo quanto tempo elas ficarão disponíveis. É possível definir um timer ou limitar a um certo número de visualizações. A novidade em relação ao Snapchat é que o WindUp permite o envio de mensagens de áudio, ideal para quem curte falar sacanagem no celular mas não gosta de mostrar a cara.

Aos interessados, o WindUp pode ser baixado aqui e é compatível com Windows Phone 8 e 8.1.

Fonte: TNW.

relacionados


Comentários