Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
Eu vou falar uma verdade: apesar de ser um aparelho um tanto defasado, o Galaxy S3 ainda é muito bom. O meu completará dois anos na próxima sexta-feira e sendo sincero, ainda não estou tão propenso a substituí-lo. Ele ainda é um campeão de vendas da Samsung, atingindo a marca de 50 milhões de unidades em um ano de estrada, o que deixou a fabricante preocupada quando o S4 chegou ao mercado: com um início modesto e tendo o sucesso do S3 foi tanto que ele saiu de linha antes do planejado, para não ofuscar seu irmão mais novo. E ainda assim, mesmo tendo vendido 40 milhões de unidades em seis meses ele ainda não superou seu antecessor.
Já o S5 está indo bem, tendo superado as vendas do S4 em seu primeiro mês. No primeiro dia ele vendeu mais que o dobro do S4 no mesmo período. Entretanto a Samsung ainda está preocupada que os donos do S3 não pretendam trocá-lo.
A primeira decisão foi prender a versão 3G do Galaxy S3, de longe o modelo mais popular no Android 4.3 Jelly Bean. Ainda que ela tenha alegado "problemas não solucionados" e tudo aponte para a incapacidade de enfiar o TouchWiz num aparelho de 1 GB de RAM, a Samsung sabe que se ele for atualizado, seus donos não se sentiriam compelidos a trocar de smartphone por um aparelho mais recente. Como muita gente não migrou para o S4 por esse motivo, o Galaxy S5 passa a ser o foco da empresa nesse quesito e é imprescindível que o S3 permaneça defasado para despertar interesse em seu atual carro-chefe.
O que nos leva à segunda parte dessa estratégia: a Samsung está veiculando três comerciais destacando as principais vantagens que o S5 tem em relação ao S3: câmera, display, certificação IP67 (à prova de poeira e resistente a mergulhos de até 1 metro de profundidade por 30 minutos) e performance de bateria.
Tudo bem que nada do que está sendo veiculado é novidade, entretanto a Samsung está mirando em usuários comuns, não tão antenados em tecnologia e que não são adeptos a trocar seus smartphones constantemente, ao mesmo tempo em que tenta convencer quem ainda achaque o S3 é um bom smartphone e que ainda não é necessário se desfazer dele. Eu considero o Galaxy S3 um excelente aparelho, ainda que muita gente tenha sofrido com o defeito de hardware da "morte súbita". Com o CyanogenMod 11, que me permitiu rodar o Android 4.4 KitKat sua performance ficou ainda melhor, e sinceramente, se eu for trocar de aparelho eu estou mais pendendo para a linha Nexus atualmente.
Fonte: PA.
P.S.: a Samsung não está mirando apenas nos donos de Galaxies S3: em mais um comercial atacando a Apple, ela chamou os donos de iPhones de "abraçadores de parede" e destacou a duração superior da bateria do S5.