Meio Bit » Arquivo » Hardware » Google diz que programas Nexus e Android Silver vão coexistir

Google diz que programas Nexus e Android Silver vão coexistir

David Burke diz em entrevista que Google não vai por fim ao programa Nexus por causa do Android Silver; ambos programas fornecerão experiências diferentes

10 anos atrás

android-silver

Quando as primeiras informações acerca do programa Android Silver começaram a circular, muitos começar a indagar se o Google estava pretentdendo abandonar o programa Nexus, deixando de oferecer dispositivos com Android puro diretamente. Entretanto, de acordo com a empresa um não irá se sobrepor ao outro, e que ambos vão coexistir sem um atrapalhar o outro. Ou ao menos isso é o que se espera.

Vamos relembrar: o Android Silver é um plano ainda não revelado pelo Google que vai privilegiar dispositivos de ponta, desde que eles atendam algumas diretrizes: o fabricante se compromete a reduzir ao máximo customizações e a introdução de bloatwares em suas versões do Android, visando não prejudicar a experiência do sistema operacional. Em troca, Mountain View vai bancar parte dos custos de produção dos dispositivos e do marketing. Além disso o  Google vai fornecer atualizações diretas do Android mais frequentes, provavelmente no mesmo ritmo do programa Nexus. Ele se assemelha a um upgrade do programa Google Play Edition, mas de uma forma mais vantajosa para ambos.

Diversos veículos começaram a teorizar que o Android Silver chegará para substituir os dispositivos Nexus, principalmente porque seria mais vantajoso para o Google dividir a conta do que bancar um dispositivo e despachar para seus parceiros montarem o que eles desejam. Só que do ponto de vista mercadológico isso não faz sentido. Veja bem, a marca Nexus está mais do que estabelecida e ela se tornou sinônimo de Androids de qualidade, já que são os hardwares de referência para fornecer a melhor experiência Android possível. Abrir mão dele em prol de uma parceria depreciaria a posição do Google e perderíamos aparelhos com Android puro.

Por isso o líder do setor de engenharia e da divisão Nexus David Burke confirmou em uma entrevista que os Nexus não deixarão de existir. Na verdade a própria especulação do Android Silver o incomoda, já que ele afirmou o seguinte:

As pessoas ficam empolgadas acerca de conceitos e esquecem do que estamos fazendo. Nós ainda estamos investindo na linha Nexus. (...) As pessoas estão falando sobre o Nexus porque há "outra coisa" e eles acham que isso significa o fim do Nexus. Esta é uma conclusão totalmente equivocada.

Ao ser questionado o que seria essa outra coisa, Burke admitiu pela primeira que se trata do programa Android Silver, entretanto ele disse que "isso não é algo que nós estamos prontos para comentar". De qualquer forma, isso significa que os programa Nexus e Silver irão coexistir, fornecendo duas experiências diferentes; quem prefere um aparelho HTC, LG, Sony ou Samsung com um Android quase puro vai de Silver, já quem quer ter a experiência otimizada pelo Google ficará com o Nexus.

Resta saber quando o Google vai revelar o programa e quando os primeiros aparelhos desenvolvidos pela parceria chegarão ao mercado.

Fonte: 9to5G.

relacionados


Comentários