Dori Prata 9 anos atrás
Em 1997 os donos de um PlayStation ganharam a oportunidade de jogar um excelente game de plataforma, que além de ter uma mecânica desafiadora, ainda abordava temas delicados, como meio ambiente, desigualdade social e ganancia corporativa.
Oddworld: Abe's Oddysee marcou época e na E3 passada a Oddworld Inhabitants aproveitou a feira para mostrar seu remake e ao ser questionado se tinha noção de que o original havia tocado em pontos tão delicados, o game designer Lorne Lanning deu uma opinião bem interessante sobre o assunto.
“Esta é minha opinião, como um artista, que a boa arte reflete o mundo… Grande conteúdo possui muito mais profundidade,” declarou Lanning referindo-se a filmes que o influenciaram, como 2001: Uma Odisséia no Espaço e Apocaypse Now. “Quando você vê um filme assim, nunca o esquece pelo resto da vida. Eu meio que pensava ‘podemos tentar fazer jogos que tenham um tipo parecido de impacto?’
Sou um moleque que aprendeu a ler com o Vila Sésamo, não na escola, então acredito no poder que a mídia tem para criar um mundo melhor.”
Talvez o Oddworld: New 'n' Tasty não seja capaz de passar uma mensagem tão importante ou mesmo mudar a vida das pessoas, mas acho simplesmente louvável a postura de Lorne Lanning e adoraria que mais game designers tivessem essa noção.
Tudo bem, eu aceito que algumas pessoas não vejam os games desta maneira, preferindo encará-los apenas como uma rasa forma de entretenimento, mas como alguém que os defende como um excelente meio de disseminação cultural, acho que a mídia pode ter um papel fundamental em tornar as pessoas melhores e adoraria ver mais títulos que nos fizessem refletir sobre determinados temas.
Fonte: Polygon.