Meio Bit » Arquivo » Games » Para criador da série Avernum, bolha dos indies está prestes a estourar

Para criador da série Avernum, bolha dos indies está prestes a estourar

Para Jeff Vogel, fundador da Spiderweb Software e criador da série Avernum, os jogos independentes fazem parte de uma bolha que está prestes a estourar e os culpados por isso serão os próprios desenvolvedores.

10 anos atrás

avernum

Há bastante tempo os jogos indies tem sido apontados como a principal fonte de criatividade da indústria e também se tornou bastante comum vermos nomes importantes de vários estúdios deixando a segurança de seus empregos para se arriscarem independentemente, mas de acordo com Jeff Vogel, fundador da Spiderweb Software, esta é uma bolha que poderá estourar a qualquer momento.

Em um extenso texto publicado em seu blog pessoal, o game designer que trouxe ao mundo franquias como Avernum e Geneforge explicou porque pensa desta maneira e segundo ele, um dos motivos que levará a isso é a quantidade de lançamentos no Steam.

Para Vogel, culpar o serviço de distribuição da Valve não adiantará e como apenas nas 20 primeiras semanas de 2014 a loja viu mais lançamentos do que no ano passado inteiro, o problema está em não existir demanda por tudo isso, já que 40% do que é comprado por lá nunca é testado. Na opinião dele, vender algo que as pessoas não querem não pode ser considerado um modelo de negócios estável.

Então, o game designer voltou sua metralhadora para os pacotes de jogos que tem infestado o mercado recentemente. Ele defende a ideia de que embora iniciativas como o Humble Bundle sejam ótimas para os estúdios conseguirem dinheiro rapidamente, elas dificultam muito a vida daqueles que tentam vender suas criações depois dessas promoções e citou como exemplo as duas semanas de ofertas que o site organizou recentemente, onde de três a 10 jogos eram oferecidos diariamente e se fôssemos nos dedicar a todos eles, provavelmente ficaríamos ocupados por alguns anos.

Por fim, Jeff Vogel admite sua parcela de culpa, afinal também já vendeu alguns de seus jogos nesses pacotes e alertou para o risco dessas promoções encorajarem os consumidores a só adquirirem um jogo quando ele for oferecido por alguns centavo, transformando todo o mercado indie naquilo que vemos mais comumente na App Store e convenhamos, em parte é o que já está acontecendo.

Se tudo isso fará com que o desenvolvimento de jogos independentes sucumba, somente o tempo dirá, mas me parece claro que essa parte da indústria está andando no fio da navalha e o motivo principal que me leva a crer nisso é a ideia de que qualquer um se transformará no novo Notch ou construirá um império gastando alguns poucos dólares para lançar seus jogos.

Eu ainda acredito que aos poucos o próprio mercado eliminará esses maus criadores, mas enquanto isso não acontecer, teremos que tomar muito cuidado para não cairmos nas promessas de “profissionais” mal intencionados e torcer para que sobre espaço para aqueles que realmente querem nos trazer jogos bacanas.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários