Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
O Google Apps for Education é uma solução interessante para instituições educacionais utilizarem como uma forma adicional de incrementar o ensino público ao oferecer Gmail, Agenda e outros apps que de graça para alunos, professores e profissionais de ensino. Só que como nem tudo é perfeito todos sabíamos que isso não viria de graça: embora não exibisse ads, o Google foi acusado - e admitiu - que rastreava todos os dados dos usuários como forma de montar um "perfil" dos estudantes, que poderia ser utilizado posteriormente.
De acordo com o processo que foi movido por alunos do estado da Califórnia, o Google coleta e indexa informações obtidas através de milhões de mensagens de e-mail compartilhadas via Apps for Education para diversos fins, inclusive exibir ads - embora Mountain Biew afirme que não o faz em sua solução educacional desde 2006. O que pegou mal é o fato de que, embora esteja oferecendo um serviço para estudantes a empresa não só não informou da coleta de dados (acusação meio óbvia, é do Google que estamos falando) como não oferecia nenhuma opção para desativar o compartilhamento de dados. A ação acusa o Google de violar uma leis federais e estaduais anti-escuta e de violação de privacidade. O de sempre, na realidade.
Enfim, o Google decidiu interromper a coleta de dados através do Apps for Education completamente, não mais realizando escaneamento das mensagens do Gmail. Entretanto uma data não foi fixada para que o mesmo ocorra com ferramentas fornecidas a governos e empresas; o diretor do serviço educacional Bram Bout apenas disse que isso será feito posteriormente.
Fonte: AT.