Meio Bit » Arquivo » Hardware » JDI exibe display 4K para tablets de 10 polegadas

JDI exibe display 4K para tablets de 10 polegadas

De encher os olhos: JDI demonstra primeiro display 4K voltado para tablets de 10 polegadas, tecnologia empregada mantém o consumo de energia baixo.

10 anos atrás

jdi-4k-tablet-display

Televisores com resolução 4K já estão caminhando num ritmo considerável para em breve se tornarem o padrão da indústria. Claro, em ano de Copa do Mundo modelos com o recurso ainda são ridiculamente caros, ainda mais no Brasil, mas a tecnologia está avançando rápido e os curtos vem sendo cada vez mais amortizados. Em pouco tempo uma TV de 48" com resolução Ultra HD não custará muito mais do que uns R$ 2,5 mil, ao menos em tempo menor do que a redução de valor das TVs de plasma, LED e Full HD. Telas 3D não contam, a novidade esfriou rápido e os preços despencaram em tempo recorde.

E quanto a outros dispositivos? Já se especula há um tempo que os primeiros smartphones com telas de resolução maiores do que Full HD apareçam em breve; a LG já apresentou um display Quad HD finíssimo que pode ser incluído no G3, mas quanto à tablets ninguém tem mencionado nada. Fora o iPad, o Galaxy Tab PRO e raríssimos outros exemplos no mundo Android, ninguém parece querer se arriscar a resoluções próximas do Full HD.

Até o momento o único representante com resolução 4K é o UT-MB5 da Panasonic, aquele monstro de 20 polegadas que custa ainda mais monstruosos seis mil dólares, embora seja um produto muito bom para o cenário corporativo. Entretanto a Japan Display, ou JDI, apresentou um modelo de tela voltado para modelos de tablets tradicionais, com 10,1 polegadas e resolução de facto de 3840 × 2160 pixels, totalizando 438 ppi. O mais impressionante é que nenhuma nova técnica foi utilizada para desenvolver o display, é um LCD com matriz RGB comum.

O segredo está no emprego da tecnologia LTPS, transistores de baixa temperatura de silício policristalino que mantém o consumo de energia extremamente baixo, colocando-o no nível do Galaxy Tab PRO. Além disso ele possui contraste de 1100:1 e ângulo de visão de 160º. Resta saber quando surgirá o primeiro tablet equipado com essa belezinha, embora é certeza de que ele não será barato.

Fonte: JDI via PA.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários