Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
A Samsung tem se mantido deveras silenciosa sobre o Tizen, o seu próprio sistema operacional mobile baseado no MeeGo. Atualmente o foco é embercá-lo em sua linha de smartwatches, mas depois de levar um smartphone protótipo à MWC 2014 rodando o sistema nada mais foi dito sobre a possibilidade de vermos aparelhos com ele, até agora.
Em entrevista à Reuters o SVP de estratégia de produtos da Samsung Yoon Han-kil disse que o objetivo atual principal da companhia é que o Galaxy S5 supere o número de vendas do S4, tarefa essa que pode não ser tão difícil quanto parece. Levemos em conta as vendas do S3, que atingiram oficialmente 50 milhões de unidades; o S4 vendeu 40 milhões nos primeiros seis meses. As vendas do S5 no primeiro dia atingiram o dobreo do montante do S4 em 2013, então é bem provável que as vendas sejam bem expressivas daqui pra frente.
Entretanto a melhor parte da entrevista foi de fato sobre o Tizen. Yoon Han-kil disse que os primeiros aparelhos rodando o sistema chegarão ao mercado mais cedo do que se imaginava. Seriam a princípio dois modelos: um top de linha que está previsto para ser lançado no fim de junho e que é voltado para concorrer com os principais modelos Android de outras companhias (como o LG G2 e o HTC One M8), enquanto outro mid-high chegaria às lojas pouco tempo depois.
A intenção da Samsung não é abandonar o Android em prol de seu próprio SO, entretanto deixou claro que não quer depender dele para sempre. A ideia é capitalizar em cima do sistema, vendendo aplicações e serviços terceirizados tal como ocorre hoje com o iOS e Android. E acrescenta que os planos de expansão do Tizen são bem ousados: a Samsumg quer que ele seja um sistema de sucesso e para isso, ele deverá estar presente em 15% de seus smartphones.
Por enquanto a única opção para testar o sistema é adquirir algum smartwatch mais recente da linha Gear, já que a primeira geração rodava Android. Ainda assim Yoon disse que a Samsung pretende lançar outro modelo rodando Android no futuro e que vão disponibilizar a compatibilidade de seus modelos com outros dispositivos Android em breve. Sobre os smartphones com Tizen ainda não há qualquer informação de datas, modelos, preços ou qualquer outra coisa.
Fonte: Reuters.