Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung vai lançar primeiros aparelhos com Tizen no meio do ano

Samsung vai lançar primeiros aparelhos com Tizen no meio do ano

Samsung diz que para ter sucesso como Android, iOS e Windows Phone, o Tizen precisa estar presente em 15% de seus próprios aparelhos

10 anos atrás

samsung-prototype-tizen

A Samsung tem se mantido deveras silenciosa sobre o Tizen, o seu próprio sistema operacional mobile baseado no MeeGo. Atualmente o foco é embercá-lo em sua linha de smartwatches, mas depois de levar um smartphone protótipo à MWC 2014 rodando o sistema nada mais foi dito sobre a possibilidade de vermos aparelhos com ele, até agora.

Em entrevista à Reuters o SVP de estratégia de produtos da Samsung Yoon Han-kil disse que o objetivo atual principal da companhia é que o Galaxy S5 supere o número de vendas do S4, tarefa essa que pode não ser tão difícil quanto parece. Levemos em conta as vendas do S3, que atingiram oficialmente 50 milhões de unidades; o S4 vendeu 40 milhões nos primeiros seis meses. As vendas do S5 no primeiro dia atingiram o dobreo do montante do S4 em 2013, então é bem provável que as vendas sejam bem expressivas daqui pra frente.

Entretanto a melhor parte da entrevista foi de fato sobre o Tizen. Yoon Han-kil disse que os primeiros aparelhos rodando o sistema chegarão ao mercado mais cedo do que se imaginava. Seriam a princípio dois modelos: um top de linha que está previsto para ser lançado no fim de junho e que é voltado para concorrer com os principais modelos Android de outras companhias (como o LG G2 e o HTC One M8), enquanto outro mid-high chegaria às lojas pouco tempo depois.

A intenção da Samsung não é abandonar o Android em prol de seu próprio SO, entretanto deixou claro que não quer depender dele para sempre. A ideia é capitalizar em cima do sistema, vendendo aplicações e serviços terceirizados tal como ocorre hoje com o iOS e Android. E acrescenta que os planos de expansão do Tizen são bem ousados: a Samsumg quer que ele seja um sistema de sucesso e para isso, ele deverá estar presente em 15% de seus smartphones.

Por enquanto a única opção para testar o sistema é adquirir algum smartwatch mais recente da linha Gear, já que a primeira geração rodava Android. Ainda assim Yoon disse que a Samsung pretende lançar outro modelo rodando Android no futuro e que vão disponibilizar a compatibilidade de seus modelos com outros dispositivos Android em breve. Sobre os smartphones com Tizen ainda não há qualquer informação de datas, modelos, preços ou qualquer outra coisa.

Fonte: Reuters.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários