Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google estaria exigindo o logo do Android nos novos smartphones

Google estaria exigindo o logo do Android nos novos smartphones

É oficial e justo: o Google está obrigando as fabricantes de smartphones Android, que usem o GMS, a exibirem o clássico logotipo “Powered by Android”. Ou não desce pro Play.

10 anos atrás

Laguna_Galaxy_S5_Android_Splashscreen

Galaxy S5 na MWC 2014 (Crédito: Android Central)

O que faz de um smartphone um Android? Bom, é óbvio que ele tem que usar no mínimo o AOSP, os drivers do hardware propriamente dito e os aplicativos compatíveis com o tal kernel.

Um smartphone Nexus, por exemplo, serve de vitrine para o GMS — Google Mobile Services — pacote de aplicativos e APIs do Google, sendo o Google Play Store o de maior destaque e interesse entre os desenvolvedores Android.

A maioria dos fabricantes de smartphones Android incluem modificações e aplicativos próprios, além de crapware software das operadoras de telefonia celular, mas não deixam de incluir o GMS por acordos com o Google. Amazon e Nokia, pelo contrário, preferem trocar os serviços Google por pacotes que incluam suas lojas e serviços exclusivos de seus aparelhos.

A mais recente novidade entre os dispositivos Android foi notada graças à splash screen de novos smartphones como Nexus 5, HTC One M8 e Galaxy S5. É o clássico logotipo “Powered by Android” lá do Nexus One, que agora é exigido das fabricantes de novos smartphones Android que queiram ter acesso a serviços Google como a lojinha de aplicativos.

Tal inclusão do logotipo tem seu próprio conjunto de diretrizes do Google e o “Powered by Android” deve estar presente na tela de boot para que os fabricantes tenham acesso ao Google Play Store em novos dispositivos.

Laguna_Powered_by_Android

Instruções de como incluir o logotipo Android (Crédito: Android Police)

A mudança não aplicar-se-á apenas a novos dispositivos: todos os aparelhos disponíveis no mercado começarão a exibir o novo logo após futuras atualizações OTA do KitKat para a frente.

Qual a importância disso?

Bom, a maioria dos consumidores são leigos e muitas vezes não sabem que estão usando um aparelho com Android graças às customizações das fabricantes (olá TouchWiz, Sense, Blur, …). Como o sistema Android era famoso por travar e precisar reiniciar várias vezes por semana, esta pode ser mais uma maneira de informar a maioria dos usuários sobre que aparelho comprou. O tio Laguna acha justo.

relacionados


Comentários