Meio Bit » Arquivo » Mobile » Satya Nadella explica por que o Office demorou tanto para chegar ao iPad

Satya Nadella explica por que o Office demorou tanto para chegar ao iPad

Após o esperado lançamento, o CEO da Microsoft explica porque demorou tanto para o iPad receber uma versão dedicada do Office

10 anos atrás

satya-nadella

O iPad possui uma série de suítes de escritório, desde o oficial iWork a opções de terceiros gratuitas e pagas, sendo que essas últimas floresceram na ausência do Microsoft Office. Na época em que as pessoas ainda estavam aprendendo para que um tablet serviria, um dos primeiros e principais usos dados foi utilizá-lo como uma ferramenta de trabalho corporativo, mais leve e portátil do que um notebook. Por isso apps que cumprissem funções do Word, Excel, PowerPoint e cia limitada fizeram tanto sucesso tanto no iOS quanto no Android.

O Google contornou essa situação com o Drive + Docs, já a Apple lançou seu iWork e o disponibilizou de graça, os terceiros desenvolviam soluções próprias de armazenamento ou parcerias com Dropbox e similares, enquanto a Microsoft via tudo isso acontecer e nada. Agora que eles definitivamente entraram no jogo fica a dúvida: a Microsoft perdeu o bonde?

O CEO Satya Nadella explicou os motivos que levaram a lançar o Office só agora para o iPad. Ele revelou que de fato o desenvolvimento da versão dedicada não é recente, e consumiu tanto tempo porque "o que nós (a Microsoft) mais queríamos era combinar o app, a arquitetura corporativa, as APIs de desenvolvimento e adaptar tudo de forma a ficar orgânico em relação à plataforma. Não fazemos algo triviar como portar a versão desktop do Word para esse ou aquele dispositivo".

O grande problema é que essa adaptação consumiu mais tempo do que deveria. Enquanto Steve Ballmer estava à frente da Microsoft ele deixou claro que o Office para iPad, embora estivesse num estágio de desenvolvimento mais adiantado só seria lançado depois da versão para Windows 8 RT, para não desmerecer o Surface e tablets que rodam seu sistema. Quando ele saiu a ordem do conselho era lucrar, portanto a versão para iPad foi liberada.

Nadella sabe que a situação atual, onde a prioridade agora é fazer o dinheiro entrar em Redmond independente de qual plataforma seu soft ware esteja presente, o que poderia depreciar sua própria plataforma. sobre isso ele deixou claro que a Microsoft "está comprometida em trazer as funcionalidades touch ao Windows 8", embora não tenha fixado datas. Ele se limitou a dizer que muitas novidades serão reveladas na Conferência BUILD, que será realizada na próxima semana.

Fonte: re/code.

relacionados


Comentários