Emanuel Laguna 9 anos atrás
Fato: todo mundo adora fazer autorretrato, mas selfie virou mesmo de vez a palavra da moda depois da ação publicitária da Samsung no Oscar 2014. Um porém é que tirar selfie de um foblet como o Galaxy Note 3, além de não ser prático pelo tamanho físico do aparelho, esbarra na qualidade de imagem limitada pela câmera frontal. No caso da maioria dos smartphone e tablets, a câmera frontal não passa dos 2 megapixels, apenas o suficiente para uma videoconferência em Full HD.
Para não passar mais vergonha com a qualidade das selfies, a Samsung decidiu anunciar a NX Mini, uma câmera bem leve e compacta com duas características bem incomuns: ela é uma câmera mirrorless com lentes intercambiáveis e que possui uma tela articulada que permite que você tire foto de si mesmo com qualidade bem maior que a câmera traseira de qualquer smartphone, foblet ou tablet!
NX Mini, a pequena notável da Samsung (Crédito: Engadget)
A Samsung NX Mini pesa 158 gramas e sem a lente sua espessura é de 23 milímetros, ou seja, perfeita para ir no bolso. Para ter uma ideia do quão fino é isso para uma câmera mirrorless, a coreana teve que criar outro sistema de lentes para equipar a NX Mini.
Através de adaptador (custando 150 dólares), a compatibilidade com as clássicas lentes que equipam as outras câmeras da linha NX é possível, assim como as três lentes que estreiam na NX Mini têm adaptador específico para as velhas câmeras NX.
As lentes estreantes são:
Uma velha lente zoom NX meio que estraga a portabilidade da NX Mini (Crédito: The Verge)
Essas novas lentes estarão à frente de um sensor CMOS retro-iluminado (BSI) de uma polegada com 20,5 megapixels, um obturador capaz de capturar fotos a 1/16.000 s, ISO máximo de 25.600 e até 6 fotos por segundo.
Para completar o pacote temos a tela touchscreen capacitiva HVGA articulável com diagonal de 3 polegadas, gravação de vídeo em 1080p a 30 frames por segundo, NFC, Wi-Fi e uma bateria que promete 650 fotos à plena carga. Por ser tão pequena a NX Mini usa cartões micro-SD e saída micro-HDMI.
O lançamento da câmera é em abril no mundo civilizado: um kit com a lente 17 mm custará US$ 450, enquanto outro kit com a NX Mini e a lente zoom será lançado por 550 dólares. Pelos preços e sensor, ela seria uma low-end da linha NX da Samsung.
O tio Laguna quer muito essa câmera, embora eu preferisse que o cartão fosse um SD de tamanho (e desempenho) normal, mas acho que estou pedindo muito!