Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon responde oficialmente sobre o sensor sujo da D600

Nikon responde oficialmente sobre o sensor sujo da D600

Finalmente a Nikon se pronunciou sobre o problema da sujeira no sensor da D600. Não foi o pronunciamento que todos queriam, mas vai resolver o problema. Claro, se você morar no mundo civilizado.

10 anos atrás

A história, se não fosse trágica, seria muito engraçada. Quando a Nikon lançou a D600, sua full frame de entrada, todo mundo achou o máximo. Era a oportunidade de ter uma câmera com sensor completo pagando um pouco menos, mesmo que para isso você levasse para casa um equipamento mais simples. A alegria não durou muito, pois logo começaram a aparecer boatos estranhos pela internet. O primeiro foi que uma empresa de aluguel de câmeras teria adquirido um lote de câmeras e que as mesmas apresentavam muita sujeira no sensor com pouco tempo de uso. A história não foi comentada pela empresa, mas logo começaram a aparecer vídeos feitos por usuários mostrando que a câmera realmente tinha esse problema. Ninguém sabia de onde vinha a sujeira e nem do que ela era feita. Porém, foi percebido que isso só ocorria nos primeiros 5 mil disparos. Ou seja, a sujeira estava vindo de dentro da câmera e não de fora. Muitos apontam que a provável causa é algum tipo de lubrificante que se encontrava no sistema do obturador e foi se soltando conforme ele era acionado. A Nikon, até agora, não tinha se posicionado oficialmente sobre o caso, embora boatos davam conta de que alguns usuários tiveram suas antigas câmeras D600 substituídas por exemplares da nova D610.

Agora, encerrando todo o rolo, a Nikon veio a público e admitiu em nota oficial que "alguns usuários da D600 tem relatado o aparecimento de pequenos pontos sobre algumas de suas imagens". Pequenos? O pessoal foi muito econômico nesta declaração. Continuando, o texto aponta um monte de desculpas genéricas, dizendo que poeira pode se acumular no sensor dependendo da situação em que a câmera é utilizada e que por um número gigante de fatores talvez os processos tradicionais de limpeza não serão bem sucedidos. Porém, a empresa se torna solidária aos consumidores e vai tomar uma atitude para ajudar a rapaziada. Fica claro no anuncio que a Nikon não se sente responsável pelo problema e que vai ser extremamente boazinha e dar um jeito nele.

Porém, o que temos de oficialmente, é que a Nikon vai substituir o obturador da D600 que apresentou o problema. O consumidor que se sentiu prejudicado pelo defeito (que na cabeça da empresa não é defeito), deve entrar no site (válido para Estados Unidos e Europa. Se você está no Brasil então tem que chupar o dedo), preencher uma ficha e gerar um comprovante de envio para manutenção. A câmera vai ser inspecionada e, se apresentar o problema, será limpa e terá o obturador trocado, independente da garantia ter acabado ou não. Embora a atitude de se fazer de inocente tenha deixado alguns consumidores irritados, pelo menos o problema será resolvido. Mesmo que tenha demorado mais de um ano para isso acontecer.

nikon_D600

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários