Meio Bit » Arquivo » Games » Como o Steam Early Access ajudou o Next Car Game

Como o Steam Early Access ajudou o Next Car Game

Após fracassar no Kickstarter e não obter um resultado muito bom numa campanha própria, o Next Car Games da Bugbear Entertainment utiliza o Steam Early Access para conseguir o dinheiro necessário para ser produzido.

10 anos atrás

next-car-games

Desde que a Double Fine mostrou que poderia financiar a criação de novos jogos usando o Kickstarter, estabeleceu-se a ideia de que qualquer estúdio poderia obter um resultado semelhante e uma enxurrada de projetos tentaram a sorte em diversas campanhas de crowdfunding.

Uma das desenvolvedoras que aprendeu a duras penas que a tarefa não é tão fácil foi a Bugbear Entertainment. Primeiro eles lançaram uma campanha no próprio site para arrecadar o valor necessário para o seu Next Car Games (será que não mudarão este nome?) e como era de se esperar, partiram então para o Kickstarter, onde falharam vergonhosamente em atingir a meta.

Isso poderia ser o sinal de que deveriam desistir, mas existia ainda uma forma menos ortodoxa de se conseguir dinheiro para tocar o projeto e ela atendia pelo nome Steam Early Access. Funcionando como um sistema de votação onde os usuários escolhem quais os próximos jogos que serão vendidos pelo serviço de distribuição da Valve, logo a Bugbear obteve o aval e após o jogo começar a ser vendido por lá, eles arrecadaram cerca de US$ 1 milhão em apenas uma semana.

Para ser honesto, o sucesso do lançamento pelo Early Access nos pegou de surpresa,” declarou o game designer Janne Suur-Näkki. “Pouco antes do natal nós lançamos a primeira versão jogável para os que compraram na pré-venda e no final da semana do natal o título já havia vendido mais do que nossa meta inicial no Kickstarter.

O rapaz disse ainda que desde o início eles sabiam que poderiam não conseguir um bom resultado no Kickstarter e apesar disso ter acontecido, não descartam a possibilidade de voltar a utilizá-lo. Porém, o Next Car Games lhes ensinou que é importante lançarem a campanha no ponto certo do desenvolvimento, com a mesma coisa valendo para o Early Access, pois aqueles que se arriscarem no sistema da Valve precisam ter um título que possa ser jogado.

Desde que a empresa seja honesta, acho a ideia do Steam Early Access muito legal, pois nos permite ter acesso a jogos muito antes deles serem terminados, além de permitir que os estúdios adequem suas criações ao gosto dos jogadores. O problema é quando o estado atual do desenvolvimento não é deixado claro ou quando não entendemos essa proposta.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários