Meio Bit » Arquivo » Indústria » Imagens internas mostram que Central de Notificações do Windows Phone está a caminho

Imagens internas mostram que Central de Notificações do Windows Phone está a caminho

Vazam imagens de apresentação do PowerPoint mostrando que Microsoft vai introduzir sua própria Central de Notificações no Windows Phone 8.1

10 anos atrás

windows-phone-8

Apesar de Steve Jobs ter dito aos quatro ventos que o Android era um roubo, um fac-simile do iOS a Apple não teve pudor nenhum ao copiar a Central de Notificações do robozinho verde. No ramo da tecnologia não há santos e ninguém é 100% original, o início da computação pessoal foi recheada de histórias de cópias, roubos e passadas de perna dignas de Frank Abagnale.

Por isso embora eu tenha certeza que os fãs mais xiitas do robozinho verde chiem, na minha visão o movimento que a Microsoft estás fazendo com o Windows Phone é óbvio e necessário, ainda que seja cópia: o site Winphollowers colocou as mãos em imagens de uma apresentação interna do PowerPoint acerca da futura grande atualização do sistema, o Windows Phone 8.1. Assim como o iOS, o sistema mobile de Redmond passará a contar com uma Central de Notificações, com características muito similares a de seus concorrentes (clique para ampliar).

action-center-wp8

Nas imagens vazadas (que o The Verge confirmou como sendo legítimas), é possível ver que a Central de Notificações, ou Action Center como a Microsoft chama o recurso, não difere em nada das presentes nos aparelhos de seus rivais. Mesmo assim foram planejadas algumas diferenças: assim como a Apple adicionou controles de áudio deslizando a tela de baixo para cima no iOS, a Action Center  exibe um menu incompleto se o slide na tela não for até o fim, exibindo apenas os controles para ativar ou desativar Wi-Fi, Bluetooth, Modo Avião e outros, e todos eles são customizáveis tal como no Android. Puxando até o fim a Action Center completa é exibida, com notificações de apps que podem ser acessadas ou apagadas livremente. Em ambos estados a Central de Notificações do WP8.1 exibirá a porcentagem restante da bateria e a data.

Apesar de ser uma atualização menor em comparação à assistente pessoal Cortana, que pode aparecer em fase beta na próxima atualização e será alimentada por Bing, Foursquare e outras bases de dados, uma Central de Notificações era algo que muitos usuários pediam à Microsoft e pelo visto ela ouviu o clamor geral, ainda que atendê-los signifique ser acusada de estar copiando o Android e etc. De minha parte, a inclusão do Action Center só trará benefícios aos usuários, que estarão pouco preocupados se o recurso é roubado ou não, mas muito satisfeitos pela melhora na usabilidade que isso trará.

Fonte: WPH (em espanhol) via The Verge.

relacionados


Comentários