Meio Bit » Arquivo » Segurança » Governo norte-americano quer que carros conversem entre si no futuro

Governo norte-americano quer que carros conversem entre si no futuro

Projeto de Lei dos Estados Unidos pode obrigar carros a trocarem informações entre si via Wi-Fi de modo a aumentar a segurança no trânsito

10 anos atrás

cars-pixar

De uns tempos para cá o avanço da tecnologia móvel se tornou tanto uma benção como uma maldição, principalmente se colocamos o fator trânsito junto. Quando os celulares evoluíram para smartphones o fator distração no volante aumentou exponencialmente, sem contar a imprudência geral dos motoristas e abusos de pedestres. A Honda está desenvolvendo sistemas chamados V2P (Vehicle-to-Pedestrian) e V2M (Vehicle-to-Motorcicle) para permitir que o motorista evite pedestres desligados ou motociclistas fora de seu campo de ação, mas e quando outro motorista é a ameaça?

Aí entra o Departamento de Transporte dos Estados Unidos e a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) com um sistema de mesmo princípio chamado Vehicle-to-Vehicle, ou simplesmente V2V. funciona assim: os carros seriam equipados com Wi-Fi e transmitiriam o tempo todo para outros veículos informações como posição, destino e velocidade. A princípio a integração seria voltada para sistemas passivos, avisando o motorista sobre a presença de carros que possam representar uma potencial ameaça, mas a evolução da tecnologia permitiria automação de forma a impedir acidentes em situações em que ambos motoristas poderiam estar com a visão bloqueada por exemplo, além de outras situações.

talking-cars

Depois de uma fase de testes intensos, o Governo dos EUA está se preparando para tornar a tecnologia V2V obrigatória já para os próximos anos. O Secretário dos Transportes Anthony Foxx diz que a tecnologia tem potencial para reduzir os acidentes em até 80%. Porém há um problema: a frequência de 5,9 GHz que seria utilizada pelo V2V já foi implementada em alguns equipamentos Wi-Fi. Há estudos para determinar a banda pode ser compartilhada sem o comprometimento do sistema para evitar trocá-la a essa altura do campeonato, e quanto mais cedo o recurso chegar às ruas e ajudar a salvar vidas, melhor.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários