Meio Bit » Arquivo » Hardware » Bloomberg: Satya Nadella poderá assumir o cargo de CEO da Microsoft

Bloomberg: Satya Nadella poderá assumir o cargo de CEO da Microsoft

O veterano Satya Nadella estaria sendo preparado para ser o terceiro CEO da Microsoft; Bill Gates pode inclusive deixar de ser diretor do conselho

10 anos atrás

satya-nadella

E parece que a pequena aventura da Microsoft em encontrar um novo CEO está perto de acabar. Segundo informes da Bloomberg próximos ao processo de seleção, o conselho diretor da empresa estaria pronta para nomear o atual VP para serviços de nuvem e negócios empresariais Satya Nadella como o novo capitão do barco de Redmond, e ele inclusive já estaria sendo preparado para essa missão.

Desde o anúncio de que Steve Ballmer se apontaria do cargo de CEO no ano passado, muitos executivos teriam sido considerados para assumir seu cargo. Nadella despontou como um dos favoritos desde as primeiras listas vazadas, que incluíam o ex-Nokia Stephen Elop e o atual CEO da Ford Alan Mullaly, além do VP de Negócios e ex-CEO do Skype Tony Bates. Só que de lá para cá Elop falou algumas abobrinhas e Mulally se recusou a assumir a bronca, tendo deixado o caminho aberto para Nadella assumir.

Aos 46 anos, o indiano Satya Nadella é um veterano da Microsoft. Ele é formado em Engenharia Eletrônica pela Manipal University e detém dois mestrados, em Ciência da Computação por Milwaukee e em Gestão de Negócios pela Booth School of Business da Universidade de Chicago. Ele trabalhou na Sun Microsystems antes de se transferir para Redmond em 1992, onde atuou como VP sênior de P&D da divisão online e foi VP da divisão de negócios, cargo hoje ocupado por Bates. Ele seria o principal responsável em portar o SQL Server, o Windows Server e o Visual Studio para o Azure.

Enquato que por um lado a responsabilidade de Nadella na Microsoft pode aumentar, Bill Gates poderá ver sua influência na empresa que criou diminuir. De acordo com uma fonte o conselho estaria se preparando para afastá-lo do cargo de diretor, substituindo-o pelo diretor independente John W. Thompson, ex-VP da IBM, ex-CEO da Symantec Corporation e atualmente diretor da Virtual Instruments. Ainda que ele perca poder dentro da empresa, ele ainda permaneceria no conselho, ainda que alguns membros não se dêem bem com ele ou com Ballmer, que também integrará o grupo e seriam ambos fontes de problemas para o futuro CEO, algo que se Nadella for confirmado, por ser de casa não chegará a ser um problema. E além do mais, Gates já deixou claro que seu foco daqui por diante se encontra na Bill & Melinda Gates Foundation.

O porta-voz da Microsoft Frank Shaw se recusou a comentar o assunto, como era de se esperar. Resta aguardar para descobrir o quanto disso é verdade, embora na atual situação em que Redmond se encontra, é muito difícil que Nadella não se torne o homem forte da empresa.

Fonte: BB.

relacionados


Comentários