Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedora de Candy Crush Saga patenteia a palavra “Candy” e declara guerra à The Banner Saga

Desenvolvedora de Candy Crush Saga patenteia a palavra “Candy” e declara guerra à The Banner Saga

Depois de conseguir a patente sobre a palavra “Candy” e processar pequenos desenvolvedores, estúdio de Candy Crush Saga quer que The Banner Saga mude de nome

10 anos atrás

the-banner-saga

Se tem uma coisa que os desenvolvedores e inventores brasileiros não podem reclamar é que o nosso sistema de patentes é muito mais justo do que o norte-americano e europeu. Diferente daqui onde você precisa apresentar seu produto para conseguiu o registro, lá fora você pode patentear uma ideia, por mais vaga que ela possa ser. A Apple que o diga, pois passou trinta anos brigando  na justiça pelo direito do uso do nome com a Apple Corps, a gravadora dos Beatles. Mesmo sabendo que ia dar problema Jobs insistiu no nome, e o resto da história vocês conhecem.

Patent trolls tem se alimentado dessa fragilidade do sistema de patentes, e a mais recente é a King.com Limited, a desenvolvedora do game Candy Crush Saga. Sabe-se lá como ela conseguiu os direitos sobre a palavra "Candy" e desde então tem perseguido developers menores com processos exigindo que os mesmos mudem os nomes de suas aplicações. Enquanto alguns arrancam os cabelos por uma situação tão esdrúxula, outros indies estão tirando o sarro da King e outras empresas que patentearam palavras simples com uma campanha chamada Candy Jam, que promete desenvolver jogos com temática de doces e que use as palavras "candy, "crush", "saga", "apple", "edge", "memory" e "scroll" repetidas vezes para proporcionar bônus.

Só que não para por aí. Em 2011 a King.com tentou patentear a palavra "saga" sem sucesso, mas isso não impediu de notificar a Stoic Studio, a pequena desenvolvedora responsável por The Banner Saga. O motivo? O nome do game pode prejudicar seus próprios produtos, causando confusão pela similaridade entre os games. Eu não estou brincando!

notificafion-001

notification-002

Então vamos lá: este é Candy Crush Saga, disponível no iOS, Android e Facebook:

E este é The Banner Saga, para PC e Mac via Steam:

Notaram semelhanças? Eu não.

Com sorte esse processo contra a Stoic não vai dar em nada, mas fica evidente que patent trolls existem em todas as formas e tamanhos, até mesmo disfarçadas de pequenas desenvolvedoras de games sociais inócuos.

Será que caso fosse vivo a King.com processaria John Candy também?

Fonte: GI.

relacionados


Comentários